Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SOLIDARIEDADE

23 de Junho de 2020 07h30

Secretaria de Assistência Social recebe doação de 23 mil máscaras de empresários

23/06/2020

CELLY SILVA

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência e os Conselhos Tutelares da Capital receberam a doação de 23 mil máscaras de um grupo de empresários, que criaram o projeto “Máscaras para o Próximo”, nesta sexta-feira (19). Com a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, o uso desse item se tornou fundamental para frear o ritmo de contaminação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira,as máscaras vão beneficiar prioritariamente aquelas famílias mais necessitadas, cujos membros não tiveram condições de adquirir suas máscaras e que são atendidos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de idosos que frequentam os Centros de Convivência e pessoas que estão em albergues municipais.  Para esse grupo, serão destinadas 20 mil máscaras. “Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, eu quero agradecer a esses empresários, em nome do doutor Euclides Ribeiro, que prontamente nos atenderam e pensaram na população mais carente do município. Isso com certeza vem em um bom momento”, agradeceu a secretária.

Outras 3 mil máscaras serão distribuídas entre os 30 conselheiros tutelares, equipes administrativas e operacionais que trabalham nos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá e 280 Organizações Não Governamentais (ONG’s), que atendem ao menos 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O coordenador geral dos Conselhos Tutelares, Davino Arruda, destaca que, mesmo durante a pandemia, esses profissionais continuam atuando. “A gente agradece iniciativas como essa. Esse material vai para todo o pessoal que está na linha de frente, buscando o direito da criança e do adolescente”.

Para Mariodete Soares França, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cuiabá, “essas máscaras são muito importantes porque têm muitas famílias que não estão tendo nem o que comer, muito menos máscaras. E quando tem, é só uma e precisam usar para sair pra trabalhar, evitando a contaminação”, destaca.

O advogado Euclides Ribeiro, representante do projeto “Máscaras para o Próximo”, explica que a doação das 23 mil máscaras é fruto da união de forças de dezenas de empresários que buscam colaborar com a população. Ele acredita que ações como esta sinalizam que é possível sair desta situação melhores do que antes. “É um trabalho de colaboração, uma ação solidária que conta com a participação de 20 empresários que se reuniram em prol da sociedade. Deste modo, cada um colaborou da forma que pode, um produtor ajudou com a doação de algodão, outro com a confecção das máscaras, outro no transporte e, em menos de dois meses, já estamos entregando uma primeira parte das máscaras a quem mais precisa”, relata. 

O projeto chamado “Máscaras para o Próximo” já doou 100 mil máscaras em Rondonópolis e outras 100 mil em Cuiabá. A meta é doar 1 milhão de máscaras em diversos municípios de Mato Grosso, durante a pandemia.