Domingo, 24 de maio de 2020, 07h00
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Assistência Social e Desenvolvimento Humano / PERSPECTIVAS

Secretária da Assistência Social vai trabalhar na sensibilização e acolhimento da população em situação de rua

Servidora de carreira da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência desde junho de 2016


Vicente Aquino

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Hellen Ferreira Janayna Ferreira de Jesus, 34 anos,Bacharel em Serviço Social com qualificações Pós-graduação em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos. Servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência desde junho de 2016, tendo atuado na Pasta desde o início da efetivação no Concurso Público, com o ato de posse e nomeação.

Hellen Ferreira desempenhava desde o mês de outubro de 2018, como secretária adjunta da Secretaria. No dia 05 de maio, foi efetivada como titular da Pasta. Dentre os desafios ao assumir o comando da Pasta Social do Município é trabalhar na sensibilização do maior número possível da população em situação de rua, reforçando sobre a importância do acolhimento e do isolamento social, principalmente nesse momento  de enfrentamento ao novo Coronavírus.

Segundo ela, a experiência adquirida durante um ano e cinco meses como adjunta foi excepcional. “Pude olhar para a gestão da parte técnica da política de assistência social permitiu ampliar os conhecimentos teóricos sobre o tema. E ainda intervir na realidade das unidades de maneira positiva. Melhorando diálogos e respeitando as opiniões dos profissionais da ponta”, pontuou.

 

*Nesse período, quais os principais obstáculos, desafios ou até mesmo dificuldades?* 

Os desafios postos para quem atua na política de Assistência social são imensos, são muitos grupos sociais vulneráveis e diversas temáticas a serem tratadas. Mas a dificuldade de recursos humanos, que foi superada pelo Concurso Público, com certeza foi uma das maiores.

*Alguma área ou projeto que teve mais dificuldade?*

Sim. Sempre temos. Enquanto servidora efetiva sempre tive mais contato com os serviços de proteção social básica desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e atender as demandas dos serviços de Proteção Social Especial, que nesse caso, abrangem os trabalhos realizados pelos Centros de Referência Especializado (Creas), Centro Dia e Unidades de Acolhimento. Sem dúvida nenhuma foram áreas que demandaram mais estudo, muita leitura e um maior aprofundamento teórico para superar os desafios.

*Precisou de ajuda para realização dos trabalhos?*

Sem dúvidas. Risos. O que é importante frisar é que na Secretaria de Assistência Social temos uma equipe muito qualificada e nós que estamos na gestão sempre atuamos em grupo. Todas as decisões são tomas em grupo, dividimos dúvidas, angústias, incertezas, trocamos experiências, aprendemos e nos fortalecemos a cada reunião de equipe.

Buscamos manter sempre uma equipe alinhada e dedicada ao trabalho que tem como principal ingrediente o amor, o carinho e a dedicação ao próximo.

*Fez cursos de qualificação para somar com a importante atribuição frente a pasta da Assistência Social, mesmo atuando como adjunta?*

Quem me conhece sabe que o meu presente favorito são livros e agendas. Sou muito bem planejada e me dedico ao que faço porque amo a minha profissão. Fui bolsista integral do programa Pró Uni. Então, costumo dizer que a profissão me escolheu. Só nos primeiros três anos foram muitos mais cursos realizados que as 360 horas necessárias para a elevação de classe. Fiz o máximo que pude para me qualificar.  

*Quando recebeu a notícia que iria assumir a secretaria como titular da Pasta, como foi a reação?*

Primeiramente fiquei honrada com a lembrança e convite. Ser pensada para um cargo tão importante já é motivo de orgulho. Depois vem um misto de sentimentos, pois são muitas responsabilidades. Mas a confiança em mim depositada e a certeza do apoio da equipe gestora da Secretaria contaram muito.

Além disso, a oportunidade de auxiliar servidores e famílias atendidas por essa importante política me fizeram trazer diariamente forças e ainda mais dedicação nas ações que já estão sendo desenvolvidas. 

*Quais os principais objetivos e metas agora como secretária titular da Pasta?*

Nesse momento de enfrentamento ao Covid -19 os objetivos são mantidos. É nosso dever atender a população em situação de vulnerabilidade social da nossa Capital, ou seja, a quem a política nacional da Assistência Social necessitar. Garantir estrutura mínima para os servidores na linha de frente. E buscar garantir atendimento as necessidades básicas das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Lutar pela garantia de direitos.

*Trabalho realização com a população em situação de rua. Temos uma estimativa dessa população? E com os imigrantes?*

A Assistência Social, que cuida especialmente dos mais carentes e em maiores riscos de vulnerabilidade social, recebe atenção especial da primeira-dama Márcia Pinheiro a fim de proporcionar mais dignidade, segurança e saúde para essas pessoas.

Além das refeições, estão sendo entregues kits de higiene pessoal, águas, cobertores e orientações sobre os cuidados com o novo Coronavírus, a fim de combater o contágio e proliferação do vírus, lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Essa é uma das orientações que estão sendo repassadas, a fim de proporcionar conhecimento a essa população que precisa da atenção do poder público. E principalmente, sensibilizar essas pessoas em situação de rua sobre a importância do isolamento social.

Uma inédita realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio de uma parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público Estadual resultou em um contrato de prestação de serviços com a Rede de Hotéis Mato Grossa a fim de ampliar a capacidade de abrigamento dos moradores em situação de rua, o Hotel Albergue. Hoje, a unidade abriga 77 pessoas, sendo a maioria do sexo masculino.

No “Hotel Albergue” são para aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. 

Além disso, temos os três albergues municipais, destinados para as pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato. Cada unidade tem capacidade de abrigamento de 50 pessoas.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. Os interessados devem fazer a triagem com a equipe dos Centros de Referência Especializado (Creas) que fará a distribuição de acordo com o perfil de cada pessoa.  

Um importante parceiro da Prefeitura no cuidado à população carente, a Pastoral de Imigrantes é a unidade referência no atendimento desse público. No local, são ofertadas mais 100 vagas para acolher os imigrantes em situação de rua. “Com mais essa unidade de acolhimento estaremos cuidando da saúde dessas pessoas e com isso evitando a proliferação do Covi-19. A capacidade atual é de 370 vagas, se somadas as três unidades dos albergues municipais, Pastoral de Imigrantes e Hotel Mato Grosso”, disse.

Ela destaca ainda que a pasta da Assistência tem realizado constantemente abordagens para sensibilizar e orientar sobre a importância do isolamento social. Ela afirma ainda que novas ideias serão executadas para atender a esse público

*Quais projetos estão em execução? Além desses, foram ou serão criados novos projetos?*

Nesses três anos e meio da gestão Emanuel Pinheiro, foram muitos projetos implantados e serviços fortalecidos. Dentre eles, podemos evidenciar: Projeto Proteger; Projeto Declaração de Amor a minha mãe; Campanha Faça Bonito Campanha PETI; Projeto Quero te Conhecer; Projeto Criança Feliz ; Projeto Páscoa Criança Feliz; Projeto Brincar; Pescaria da Melhor Idade; Programa Viva a Vida na Melhor Idade; Programa Albergue Humanizado; Semana do Idoso.

Projetos recentemente criados: Projeto Quero te Conhecer LGBTQI+;Imigrantes e ILPI do Idoso.

*Equipes distribuídas com os servidores aprovados no concurso público em todas as Unidades, serviço concluído?*

Dos 288 convocados 57 não tomaram posse. Com isso, estamos trabalhando para novos atos de convocação. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, esta ação está suspensa.

No entanto, o ingresso de 231 novos servidores foi muito oportuno, o que possibilitou atender com mais qualidade e excelência a nesse momento tão delicado.

E temos certeza, que depois de passarmos esse momento da pandemia, os demais servidores que ingressarem iram somar  ainda mais com os esforços da equipe já existente.

*Aquisição de novos instrumentos de trabalho para dar mais agilidade aos serviços?*

Uma aquisição há muito tempo esperada. Com isso iremos garantir meios para que a equipe possa trabalhar e investir na qualidade do atendimento aos usuários que tanto necessitam dos serviços, principalmente da área social do Município.  

*Perspectivas diante desse cenário de pandemia que estamos vivendo?*

Nesse momento temos que ter fé e esperança, para que possamos conseguir atender o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade social, reorganizar as atividades que se enquadrarem para atendimento remoto e fortalecer as atividades de prevenção ao contágio. Estamos todos trabalhando para que num futuro breve, possamos retomar as atividades coletivas com planejamento e segurança a saúde e a vida da população.

 

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