Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIFICAÇÃO

05 de Julho de 2019 15h25

Resgate da autoestima foi um dos resultados do curso de Pintura em Tecidos do Qualifica 300

05/07/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Mais que uma ferramenta voltada para a qualificação de mulheres de baixa renda aqui na Capital, os cursos que estão sendo ofertados por meio do Programa Qualifica 300 estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida, resgate da autoestima e descoberta de grandes talentos.

Um exemplo concreto de que essas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi o curso de pintura em tecido desenvolvido no Centro Comunitário Bela Vista, unidade interligada ao Centro de Referência (Cras) do bairro Pedregal, que encerrou as atividades nesta semana.

Após quase três meses de aulas teóricas e práticas, com carga horária de quatro horas, de segunda a sexta-feira, as alunas fizeram uma exposição dos trabalhos confeccionados que encheram de orgulho não só a professora, as participantes, a coordenação do Senac e a Prefeitura como também o público que pode conferir os resultados alcançados.

Exemplo de superação e coragem para superar o medo e a falta de confiança ocasionada pela depressão, foi a aluna Marli Souza de Pereira Silva. Segundo ela, logo de cara pensou em desistir, achando que não teria capacidade de pintar um pano de prato como as demais. “Não tenho palavras para agradecer o apoio que recebi durante esse período. Hoje me sinto muito mais fortalecida e com vontade de viver, pois descobri que sou capaz e vou conseguir vender meus trabalhos e sustentar minha família”, declarou.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bela Vista, Leni Xavier esse projeto Qualifica 300 veio em boa hora, não só para as moradoras do bairro Bela Vista como também para as alunas que são dos bairros Carumbé, São Roque, Dom Bosco, entre outros. Essas qualificações proporcionam a essas mulheres, a maioria delas, mães que precisam de um ganho familiar e não tem condições de pagar um curso particular.

“Agradecemos muito a primeira-dama Márcia Pinheiro por essa iniciativa. Estamos tendo a oportunidade de ajudar, pois aqui temos diferentes casos, como depressão, mãos atrofiadas, aquelas que não recebem carinho em casa de seus esposos. Enfim, esse curso, além de qualificar ajuda essas mulheres a se reconhecerem e voltarem a se amar, se tornando autossuficientes para sustentar seus filhos e netos”, declarou.

A minha nota é 1000 para todas as participantes, pontuou a professora Simone Aparecida, especialista em pintura de tecidos e telas. “Sabemos que tudo na vida tem um começo, meio e fim, e aqui encerramos mais um ciclo de oportunidades. Tenho plena convicção de que daqui sairão grandes talentos e futuras empreendedoras”, garantiu Simone.

Mesmo tendo sido um curso rápido, com detalhes importantes e técnicas especiais de pintura, mencionou o coordenador da Unidade do Pedregal, Edilson de Carvalho, sem dúvida alguma o aproveitamento delas foi de 100%. “Estou muito satisfeito com o resultado. Espero que elas agora possam contribuir e repassar para outras mulheres que não tiveram a chance de fazer o curso. Apesar do pouco tempo de curso, é nítido que o aproveitamento foi de 100%. Estão todas de parabéns por persistirem e chegaram até o final, apesar dos obstáculos que surgem no decorrer do percurso”, finalizou o coordenador.

Os cursos que estão sendo ofertados nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) têm como principal objetivo de profissionalizar a comunidade, nesse caso do projeto Qualifica 300, a edição está toda voltada para as mulheres de baixa renda, capacitando-as para o mercado de trabalho.