Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / OPORTUNIDADE

24 de Agosto de 2018 10h38

"Qualifica Cuiabá" levará capacitação profissional para mais de mil pessoas

24/08/2018

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Escolhendo como sede de lançamento o bairro Pedra 90, a Prefeitura de Cuiabá deu início, na noite dessa quinta-feira (24), a um grande programa de inclusão social, por meio da capacitação profissional do cidadão. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o Município está implementando na Capital o projeto “Qualifica Cuiabá – 300 anos”, que irá gerar oportunidades de emprego e renda, em diferentes áreas, para milhares de famílias que residem nas comunidades mais carentes da cidade.

A iniciativa disponibilizará, neste primeiro momento, 1.100 vagas, com 48 turmas, para cursos profissionalizantes dos segmentos de alimento, construção civil, vestuário, informática e gestão. Os interessados em participar da capacitação devem fazer suas inscrições, a partir desta sexta-feira (24), nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem as quatro regiões de Cuiabá. De acordo com o cronograma, as aulas têm previsão para iniciarem no mês de setembro, com a conclusão e certificação sendo realizadas em dezembro.  

“Geração de emprego e renda, cidadania e dignidade a milhares de pessoas. São essas oportunidades que estamos ofertando com a implantação de mais esta ação social. São jovens, pais e mães de famílias que ganharão uma melhor condição para se inserirem no mercado de trabalho da nossa Capital. Vamos fazer com que cada um dos Cras, que serão utilizados para ministrar os cursos, se tornem a casa da esperança para esses trabalhadores. Entendemos que a humanização deve ser uma marca da nossa cidade. Por isso, nossa meta é continuar direcionando nosso olhar de cuidado e carinho para aquelas pessoas que mais precisam do poder público”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.  

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Senai é fruto de um grande trabalho de articulação realizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que, como madrinha da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vem ajudando a transformar Cuiabá em uma cidade mais solidária, humana e igualitária para todos que aqui habitam. Para ela, a construção dessas parcerias é uma ferramenta encontrada pela Prefeitura para ampliar a atuação do poder público na cidade, conseguindo, da forma mais eficaz possível, facilitar o acesso das pessoas aos serviços ofertados pelo Executivo municipal.

“Essa é uma ação extremamente importante, pela qual vamos qualificar mais de mil jovens e adultos. Por meio dela, estamos dando a essas pessoas a chance de melhorar a renda familiar, aprender uma profissão e também criar uma expectativa de um futuro melhor. Temos um objetivo de levar nossa gestão humanizada para toda a cidade, fazendo com que essas ações sociais, realmente, cheguem aos cidadãos. O ‘Qualifica Cuiabá – 300 anos’ vem com a missão de somar com uma série de projetos que estamos desenvolvendo, desde o início da gestão, no intuito de melhorar a qualidade de vida de todos os cuiabanos”, explicou Márcia Pinheiro.

O gerente do Senai – Polo Cuiabá, Carlos Eduardo Braguini, destacou que o firmamento da parceria permitiu que o propósito de levar para as comunidades mais carentes a oportunidade de qualificação fosse cumprido, tanto pela instituição privada quanto pela Prefeitura. “Levamos à primeira-dama a ideia de qualificar as pessoas mais necessitadas e, de imediato, ela entendeu como algo extremamente importante. Com a iniciativa dela, o projeto ganhou vida e, rapidamente, se concretizou. Para o tricentenário de Cuiabá temos a possibilidade de avançar para 3 mil matrículas. Essa ampliação é um objetivo do Senai e estaremos sempre prontos para buscar meios de alcançá-lo”, salientou o gerente.

Também participaram do lançamento: o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, de Inovação e Comunicação, Júnior Leite, os diretores dos Cras de Cuiabá, o vereador Misael Galvão e lideranças comunitárias.