Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / AÇÃO SOCIAL

27 de Março de 2018 19h30

Projeto leva mais de 2 mil ovos de Páscoa à crianças; Simininas recebem com festa

27/03/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, encabeça, pelo segundo ano, o projeto Páscoa Criança Feliz criado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) para levar um pouco da tradição do ovo de chocolate às crianças carentes, característico nessa época do ano.

São mais de dois mil ovos de chocolate fornecidos por parceiros da iniciativa privada e instituições empresariais como o caso da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma das principais parceiras do Executivo municipal nas questões sociais da Capital.

O representante da instituição, o diretor do CDL Social, Paulo Boscolo, destacou a importância de se buscar essas parcerias, principalmente quando se trata de contribuir na ajuda ao próximo.

O grupo de 300 meninas do Siminina, de seis unidades diferentes, estiveram, nesta segunda-feira (27),  no Cine Teatro de Cuiabá para representar todas as crianças assistidas programa - 1.100 mil meninas - que receberão os ovos de chocolate em virtude das comemorações das festividades de Páscoa.

Em meio a apresentação cultural da peça O Rei Leão, oferecido em parceria com o grupo teatral Cena Onze, as meninas receberam os ovos da mãos da primeira-dama Márcia Pinheiro e da equipe da pasta de Assistência Social, além da surpresa da visita de passagem do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Fiz questão de vir prestigiar não só a minha amada esposa Márcia Pinheiro, primeira-dama de Cuiabá, mas as crianças desse grande programa da prefeitura que temos buscado ampliar para garantir o atendimento aos menos favorecidos que é a marca da minha administração”, disse Emanuel.

Distrito da Guia

Já nesta terça-feira (27), a unidade do Siminina do Distrito de Nossa Senhora da Guia recebeu a mesma ação de ovos de chocolate seguido da entrega dos kits escolares (relógio; tênis de qualidade; vestimenta japonesa; material didático como caderno, lápis, caneta; objetos de cultura japonesa como o Origami - arte milenar conhecida em todo o mundo) doados também via parceria, essa viabilizada pela Organização Não Governamental Amigos do Japão.

“As meninas ficaram muito felizes com a visita da primeira-dama e a homenagem com o ovo de Páscoa, além do presente do Japão porque são crianças de baixa renda e, muitas vezes, não tem condições de ter um chocolate ou mesmo um material escolar dessa qualidade, então é muito gratificante para nós que estamos no dia a dia com elas”, contou Rosângela Santos, responsável por quase 100 meninas matriculadas na unidade.

A ação na Guia, como é popularmente conhecido, faz parte do conjunto de atuação social da Prefeitura de Cuiabá no distrito localizado a 40 km do perímetro urbano da Capital.

“O trabalho da primeira-dama, juntamente com o prefeito Emanuel Pinheiro, tem sido excepcional, principalmente, na participatividade do programa Siminina aqui da Guia e na Páscoa não poderia ser diferente e eu enquanto administrador, morador e presidente de bairro fico feliz em ver a atenção dela para nossas crianças”, ressaltou o subprefeito do distrito, Rubinho da Guia, como é chamado.

Cras

Ainda no mesmo dia, cerca de 200 crianças assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Osmar Cabral, Pedregal, Getúlio Vargas e Dom Aquino estiveram, no auditório da pasta de Assistência Social, para representar todas as crianças atendidas por essas unidades.

O evento foi realizado, simbolicamente, para marcar a entrega de mais de 1 mil ovos de chocolate voltados às crianças atendidas por essas unidades responsáveis pelos serviços de cunho social.

Em virtude da Páscoa, psicólogos e outros profissionais levaram palestras e orientações sobre as comemorações religiosas que marcam a data de Páscoa. E, durante o evento, diversas atrações musicais, culturais e artísticas demonstraram um pouco sobre o aprendizado religioso das crianças quanto à Páscoa.

“Levar o ovo de chocolate é algo mais para presentear aquela família que, na maioria das vezes, os pais não possuem condição de comprar. Mas, o que nós realmente queremos passar para essas crianças é o significado real da Páscoa: a ressurreição de Jesus Cristo para que ela possa entender melhor o sentido da vida e dar valor a ela e ao próximo. Essa é a mensagem que nós, com essas doações e força conjunta para o bem queremos passar. O espírito de solidariedade”, explicou Márcia Pinheiro.

Ao todo, mais de 2 mil ovos foram distribuídos para as diversas unidades e segmentos de atendimento social da Prefeitura de Cuiabá. Entre os parceiros doadores dos ovos de chocolate esteve o dirigente do Procon de Cuiabá, Gustavo Costa, que fez questão de ressaltar o empenho para contribuir com o social cuiabano.

“O Procon, além de fiscalizar, é uma instituição que vem contribuindo com a primeira-dama e com o prefeito diante de dom e essencial, que não pode acabar nunca, da Páscoa. A população cuiabana, não só os consumidores, de maneira geral pode sempre contar conosco, principalmente quando se trata de questões sociais”, disse Gustavo.