Sexta, 08 de maio de 2020, 07h00
A- |  A+

Assistência Social e Desenvolvimento Humano / HUMANIZAÇÃO

Projeto 'Fortalecendo Laços 'realiza monitoramento junto as instituições de longa permanência para idosos

A análise dos dados será feita na primeira quinzena de maio e o relatório final está previsto para o final desse mês


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI),  está desenvolvendo mais um plano de ação para o  enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Essa é mais uma iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro que acompanha o trabalho com a atenção voltada a esse público que tanto já contribuiu para o desenvolvimento da Capital. “São ações como essa, desenvolvidas em parceria com o Conselho que alcançamos resultados exitosos, uma vez que, por meio desses trabalhos em conjunto, nossos idosos recebem toda atenção do Poder Público”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

O trabalho tem como público alvo a população com idade igual ou superior a 60 anos e será executado por meio de um trabalho de monitoramento in loco nas Instituições de Longa Permanência para Idosos do município de Cuiabá e terá como base o projeto “ILPI do Idoso – fortalecendo laços”, a fim de oferecer atendimento humanizado a este público específico.

O Projeto ILPI do Idoso - fortalecendo laços, tem por objetivo realizar o monitoramento in loco das Instituições de Longa Permanência para Idosos do município de Cuiabá/MT, que já está na fase de visitação, a fim de realizar o diagnóstico situacional destas instituições e a partir deste, estabelecer ações de fortalecimento do trabalho essencial ao serviço, em especial àquelas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (COVID.

Conforme informações do Conselho, o município de Cuiabá conta com quatro Instituições com esse perfil estabelecido para execução do plano. “Isso é inclusão e justiça social, os verdadeiros pilares da humanização e da nossa gestão em integrar os idosos na sociedade para que eles continuem se sentindo valorizados, principalmente por terem sido eles os personagens que contribuíram para a construção da sociedade atual”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei.

“Essa é mais uma razão que foi acordada entre a Prefeitura e o Conselho a fim de estabelecer e priorizar ações voltadas ao público da melhor idade da Capital, a fim de alcançar essa população em situação de acolhimento institucional do município”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Após essa avaliação in loco, explicou a secretária, será possível elaborar um relatório o Situacional das Instituições de Longa Permanência para Idosos, em especial àquelas referente ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus (COVID-19), além de referenciar a Instituições de Longa Permanência para Idosos, fortalecendo o acesso aos serviços, programas e projetos socioassistenciais que são oferecidos.

Em 20 de março de 2020 a Prefeitura decretou Situação de Emergência no Município de Cuiabá para fins de enfrentamento à pandemia decorrente do novo Coronavírus, por meio do Decreto nº 7.849/2020. Instituindo assim o isolamento social como principal estratégia proteção e 6 prevenção para a contaminação.

Diante deste cenário, a necessidade da garantia dos mínimos sociais, de manutenção de atendimentos voltados a população em situação de vulnerabilidade social, considerando que é certo que as medidas administrativas que promovem a prevenção e promoção da saúde pública devem ocorrer de modo necessariamente articulado a políticas de proteção social desses indivíduos e/ou famílias.

A realização do Projeto ILPI do Idoso - fortalecendo laços, deverá ser monitorado periodicamente durante toda execução de suas atividades, pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e pelas Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), que ao final da execução do projeto, apresentará Relatório Final qualiquantitativo, com informações do cumprimento dos objetivos, sobre dificuldades, potencialidades ou desvios ocorridos durante a execução das ações, com registros de atendimentos presenciais, como fotos, matérias relativas, dentre outros.

A análise dos dados será feita na primeira quinzena de maio e o relatório final está previsto para o final desse mês.

 

 

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá