Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / BENEFÍCIO

06 de Outubro de 2017 14h05

Projeto deve atender três mil idosos com aulas de informática, artesanato e dança

06/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

O projeto Qualidade de Vida na 3ª Idade, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deve atender três mil idosos com aulas de informática, artesanato e dança. A iniciativa – que também contempla a realização da 11ª Semana do Idoso – segue até o início de dezembro e vai contar com as primeiras olimpíadas voltadas exclusivamente para este público.  

Para o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o projeto é uma novidade que une as duas instituições em prol do bem-estar dos idosos. “Eles possuem um valor imensurável para o município e este investimento em suas vidas simboliza o valor que eles possuem para a sociedade. A melhor idade é a responsável por construir a história da nossa Capital e devemos muito a todos eles por sua grande contribuição para o fortalecimento da cuiabania e da trajetória de Cuiabá. Através desta proposta, iniciada em agosto e oficialmente lançada junto à Semana do Idoso, estamos devolvendo um pouco daquilo que eles tanto dedicaram a todos nós”, afirmou.

Financiado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (FUMAPI), que conta com o amparo do Banco Itaú e a Energisa, o projeto promove a inclusão social e a garantia de direitos de forma lúdica e prática. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Luis Barbosa Urei, o objetivo consiste também em sensibilizar instituições, a sociedade e próprio idoso a respeito de sua importância como um cidadão ativo na comunidade onde se encontra.

“Eles estão vivendo a melhor fase de suas vidas e este projeto quer evidenciar esta máxima. Com o lançamento da Cartilha do Idoso, que os orienta a respeito de seus direitos, estamos resguardando cada uma destas pessoas que nos permitiram cuidar delas de tão perto. A realização das olimpíadas é também um marco importante, devido ao seu ineditismo. Eles terão a oportunidade de se exercitar física e emocionalmente, melhorando sua autoestima, sabendo que há muita coisa para experimentar nesta nova etapa”, concluiu.

Incrementando as atividades já realizadas nos quatro centros de convivência de idosos da Capital, o projeto Qualidade de Vida na 3ª Idade vai ampliar o atendimento ao idoso, investindo os recursos do FUMAPI no desempenho das diversas ações planejadas para estes dois meses. De acordo com o Conselho da Pessoa Idosa, uma nova campanha de captação de fundos está em fase de planejamento, a fim de garantir a continuidade da iniciativa em 2018.