Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VIÉS ARTÍSTICO

25 de Julho de 2018 17h07

Projeto de artesanato estimula criatividade e potencial artístico de Simininas

25/07/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

As unidades do Siminina dos bairros Tijucal e Chácara dos Pinheiros passaram a integrar, em seu conteúdo programático de atividades, o curso de artesanato em parceria com a artesã, Edilaine Domingas, profissional da área há mais de 30 anos.

De acordo com a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, madrinha do Siminina e articuladora do projeto, a intenção do curso é explorar o potencial criativo das crianças, além de estimular o viés artístico, a coordenação motora, a concentração, dentre outros aspectos.

“A imaginação é uma das características mais presente na vida de uma criança. Então, pensamos em aproveita-lá com artesanato, com atividades manuais em que elas possam externar seus sentimentos e emoções os tornando algo físico”, contou a primeira-dama.

Iniciado durante o período de férias escolares, o curso é realizado todas as quartas-feiras, na sede do Tijucal, e as sextas-feiras, na Chácara dos Pinheiros, para um grupo de 110 meninas em ambas as unidades, nos períodos matutino e vespertino.

“Elas estão gostando bastante, tanto é que, mesmo sendo mês de férias, elas estão todos os dias na unidade e ficam ansiosas pelo dia do curso. É uma honra ter uma profissional como a Edilaine e é muito gratificante tanto para as meninas quanto para nós porque também aprendemos”, disse Sonha Maria Soares, uma das monitoras do programa Siminina.

   

Exposição

O material trabalhado nas aulas é o popular Biscuit, também conhecido como porcelana fina, uma massa de modelar maleável, de diversas cores, que endurece e possibilita a criação de objetos como peças decorativas, potes de vidro, bonecos de noivinhos de casamento, enfeites para mesa e muito mais.

“Eu ensino fazer galinha, pintinho, urso, boneca, além de objetos decorativos para quarto de crianças e para enfeitar a cozinha. Usamos muito os vidros descartáveis como os recipientes de azeitona, massa de tomate, maionese etc., então nós os lavamos e utilizamos no artesanato. Aproveitamos tudo que é possível”, explicou Edilaine.

A intenção é também promover uma grande exposição do Siminina com as peças artesanais desenvolvidas pelas alunas com o foco na valorização da arte regional cuiabana e da profissionalização.  

“O objetivo é trabalhar, passar a técnica para elas porque vão aprender aqui e desenvolver lá fora. A minha meta é que elas aprendam para poder trabalhar em casa. São peças que vendem com facilidade e pode ser um meio, lá na frente, dessas meninas complementarem a renda e, quem sabe, ganhar dinheiro porque o artensanato é uma profissão, eu sou uma artesã e vivo do meu trabalho”, frisou a profissional que iniciou no artesanato aos sete anos de idade.