Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Programa Siminina/ Ballet

13 de Outubro de 2019 08h30

Programa Siminina recebe visita de bailarino mundialmente conhecido

13/10/2019

Julia Milhomem

Guto Vieira

Arquivo

Em turnê pelo Brasil, um dos maiores nomes do ballet clássico do mundo e primeiro bailarino convidado pelo London Royal Ballet, Thiago Soares visitou esta semana o Programa Siminina na unidade do bairro Renascer. Além de conhecer as instalações do programa,  ainda acompanhou a apresentação das meninas do 1º de Março com a dança regional do Siriri e o coral Flores do Siminina da unidade do Renascer.

De acordo com o bailarino Thiago Soares, é um costume visitar em todas as cidades um projeto voltado para o social e aqui em Cuiabá foi apresentado o Programa Siminina. Para ele este tipo de programa dá certo principalmente porque essas crianças menos favorecidas se empenham mais, tem uma maior disciplina, dão um valor gigante em todas as ações realizadas. “Fiquei impressionado em ver essas meninas dançando, tendo a oportunidade de terem este acesso a dança, a arte. O balé busca uma perfeição e você nunca desiste de tentar e vejo isso nessas meninas tentando fazer o melhor. Parabenizo a gestão, os professores e principalmente elas por todo este interesse e comprometimento”, ressalta Thiago.

A coordenadora do programa, Dalma Beatriz Monteiro, explica que a ideia de criar aulas de ballet para as meninas era dar a oportunidade de conhecerem um cultura clássica, de criarem esta disciplina da roupa, cabelo arrumado, movimentos perfeitos. “Temos que nos atentar que essas crianças vem de famílias desestruturadas onde ouvem músicas que não são pra idade delas, que dançam músicas de adultos e incluímos no programa o ballet tentando resgatar essa cultura verdadeira. Muitos pais nunca viram nenhum espetáculo e quando veem elas dançando se encantam isso pra gente não tem preço é muito gratificante”, afirma.

A construção da sala de ballet é fruto de parceria com empresas que destinaram parte da arrecadação do evento Moda Kids, realizado em julho, o qual também tem envolvimento com o programa Siminina.

Os recursos foram aplicados em três salas de ballet de três unidades do programa diferentes: Jardim Fortaleza, Santa Izabel e Distrito Sucuri, a última já com os trabalhos de construção finalizados, com aparatos de ballet (Barras fixas), espelhos e decoração a caráter.