Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FILANTROPIA

20 de Março de 2018 11h04

Programa Siminina recebe nova doação e reforça política de parceria

20/03/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, receberam a doação de 550 kits escolares, nesta quarta-feira (19), doados pela Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Japão, instituição que realiza o trabalho filantrópico em todo o país.

O intermediador da doação foi o jornalista e colunista social Sávio Pereira. Em contato com o casal Edson Etihataru e Elisa Inagaki, atualmente residente no Japão, onde se situa a ONG,  soube do interesse em contribuir, via instituição,  em prol da unidade Siminina do bairro 1º de Março.

Sávio conta que o casal, em especial Elisa, sua amiga, são pessoas extremamente filantrópicas, inclusive chegaram a morar na região e frequentar a igreja São José, local onde se estabelece a unidade do Siminina que atende em torno de 120 meninas.

“Ela trabalhou comigo 16 anos e pude ver o quanto ela tem essa sensibilidade espiritual. Elisa frequentou por muitos anos a igreja São José e, aos sábados e domingos, se dedicava e participava em várias ações sociais realizadas pela igreja. Quando ela me ligou pediu a sugestão do que poderia fazer com esses donativos que estariam arrecadando, através dessa ONG lá no Japão. Então sugerimos  o programa Siminina”, contou Sávio.

Os kits escolares são compostos por relógio; tênis de qualidade; vestimenta japonesa; material didático como caderno, lápis, caneta; objetos de cultura japonesa como o Origami - arte milenar conhecida em todo o mundo. De acordo com a coordenadora geral do Siminina, Dalma Beatriz, já está no Plano de Aula trabalhar conteúdos da cultura japonesa, em conjunto com os kits que, nesse primeiro momento, irão atender seis unidades e comtemplar 550 meninas.

A doação vem ao encontro da política encabeçada pela primeira-dama Márcia Pinheiro voltada para a busca de parcerias com pessoas, empresas e instituições dispostas a filantropia e, assim, levar o melhor atendimento para as mais de 1 mil meninas inseridas no programa.

No ano passado, por exemplo, empresários doaram uniformes para as funcionárias do Siminina, auxiliando  na organização do cotidiano de trabalho dos mais de 100 profissionais atuantes da sede principal da coordenação do programa.

“Eu como madrinha desse enorme programa tenho buscado essa parceria em todos os locais. O poder público nem sempre consegue atender tudo e, muitas vezes, é dever nosso enquanto cidadãos, oferecer doações que podem ser da forma mais simples  como doar o seu tempo para uma causa nobre, doar sua atenção para essas crianças. Enão,  convocamos a sociedade de uma maneira geral a contribuir para o futuro dessas meninas”, explicou Márcia Pinheiro.

Durante o evento, o titular da pasta, Wilton Coelho, mencionou o empenho da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro com o programa existente há 25 anos. Dentre as ações, o gestor citou a reformulação das unidades físicas; a inauguração da 16ª unidade e a ampliação prevista para 2018 cuja meta é atender cerca de 1.600 meninas, além de novas unidades.