Terça, 04 de dezembro de 2018, 16h00
A- |  A+

Assistência Social e Desenvolvimento Humano / REUNIÃO COM PAIS

Programa Siminina encerra as atividades de 2018


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Cerca de 800 pais participaram das reuniões de encerramento das atividades do Programa Siminina desenvolvidas nas unidades durante o ano de 2018. A reunião geral realizada nesta segunda-feira (03.12) teve o objetivo de apresentar o cronograma das ações, além de ouvir sugestões e melhorias para o próximo ano. As atividades estão previstas para recomeçar no mês de fevereiro.

De acordo com a pedagoga Arlene Saldanha, o envolvimento dos pais com o programa oferecido para meninas é muito importante para que eles tenham conhecimento dos assuntos que são abordados. “Essa integração entre pais e coordenação é fundamental, para que, em algumas situações, eles sejam comunicados sobre o comportamento de suas filhas”, disse ela.

“As monitoras convivem diariamente com estas meninas e conseguem verificar qualquer tipo de mudança no comportamento, como depressão, dificuldade de aprendizado, entre outros. Casos como esses são encaminhadas para consultas com psicólogo, assistente social e uma carta é enviada para os pais. A nossa proposta é mudar esse cenário, por isso que chamamos a atenção dos pais para esse envolvimento e para que saibam tudo que acontece suas filhas. Pedimos a ajuda deles também”, observa.

Jannay Pinheiro Oliveira Martins é mãe de uma menina que participa do Siminina, moradora do bairro Dr. Fábio. Ela destaca a evolução que aconteceu na vida da sua filha. Segundo Jannay, o programa realizado pela Prefeitura de Cuiabá é uma oportunidade para que meninas carentes se qualifiquem e desenvolvam tanto o lado pessoal, quanto profissional. "Vim do Maranhão e na minha época não existia um programa como esse, talvez se existisse teria mudado a minha vida. Vejo a empolgação da minha filha em participar das atividades. O cuidado que ela tem com o uniforme, o aprendizado, o tratamento que ela recebe das monitoras, o local limpo e organizado. Este projeto é uma benção na minha vida, estou muito feliz em ver o crescimento da minha menina aqui’’, afirmou Jannay.

Segundo a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro a intenção destas reuniões é resgatar as famílias, fazendo com que os pais e responsáveis sejam os maiores interessados, já que o local é uma extensão de suas casas. Ela destaca que mesmo não sendo uma escola, o programa tem a permissão de fazer uma ficha de avaliação e entregar para os pais, pontuando o horário das meninas, a disciplina, o uniforme, a higiene etc. "As meninas tiveram a oportunidade de apresentar um pouco do que foi aprendido esse ano, com apresentação de danças, musicais e fanfarra. Ver a alegria estampada no rosto é muito gratificante ao saberem que sua filha sabe tocar uma flauta, dançar Siriri; muitas vezes eles nem acreditam em tamanha evolução”, finaliza Dalma.

 

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá