Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / OPORTUNIDADE

06 de Março de 2018 15h47

Programa ID Jovem garante entretenimento, lazer e mobilidade urbana acessível à juventude de baixa renda

06/03/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Divulgação

Arquivo

O acesso ao entretenimento, através de apresentações culturais, artísticas, shows, concertos e eventos esportivos é um direito inerente a todo cidadão - independente de sua classe social. É com essa premissa que o programa Identidade Jovem constrói pontes que ligam a juventude de baixa renda aos mais diversos espetáculos que celebram a arte e tudo que ela pode oportunizar ao seu público. A iniciativa será mais uma realidade na Capital e vai proporcionar o acesso à meia-entrada em diversas manifestações do gênero, como cinema, peças de teatro, circo, festivais de música e mostras e exposições artísticas, através de uma carteirinha que atesta o benefício. Além disso, a nova ID ainda garante a gratuidade de duas vagas e descontos de 50% em outros dois espaços no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, aproximar os jovens de uma mobilidade que seja acessível e do vasto leque de produções culturais que contemplam Cuiabá, é um dever do município. “Mato Grosso possui mais de 237 mil jovens que estão aptos a participar do programa ID Jovem e sabemos que boa parte deles reside na Capital, local onde as maiores manifestações artísticas acontecem semanalmente. Vivemos em uma cidade agitada que inspira ares noturnos com bares dos mais diversos, além de shows, espetáculos e muitas outras atividades culturais. Com um cenário tão promissor que apresenta expectativas de crescimento tão latentes, é fundamental facilitarmos o acesso da nossa juventude a tudo que é produzido, trazido e lançado aqui. A Prefeitura tem trabalhado em diversos âmbitos, a fim de garantir que as esferas sociais mais frágeis desfrutem do direito ao entretenimento, além de diversas outras melhorias estruturais. A possibilidade de conhecer novos estados com o benefício da locomoção gratuita ou mais barata é outro aspecto fundamental. Queremos que os nossos jovens desbravem o nosso país, com viagens que tragam bagagem cultural e muitas experiências novas”, afirmou Pinheiro.

Com mais de 16 milhões de jovens habilitados no Brasil, o programa ID Jovem é voltado para pessoas entre os 15 e 29 anos, cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos, não tendo a obrigatoriedade de ser estudante. É fundamental estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, com as informações cadastrais válidas (até 24 meses desde a última atualização). Operacionalizada pela Caixa Econômica, a iniciativa foi oficialmente lançada em dezembro de 2016, mediante o decreto 8.537/2015, que comprova a condição do jovem de baixa renda para acesso aos benefícios. Disponível a todos os beneficiários em território nacional, a emissão do cartão virtual de identificação pode ser feita tanto pelo site do banco, bem com pelo smartphone, nas principais lojas virtuais de aplicativos.

“Este programa visa envolver o jovem de baixa renda em uma dinâmica de absorção cultural muito maior, lhe dando ainda mais razões para sair de casa e desfrutar de momentos de lazer que sejam valiosos e lhe acrescentem. Associado à possibilidade de viajar para outras regiões com facilidades diferenciadas, o ID Jovem é um estímulo e impulsionador para juventude carente consumir conteúdos engrandecedores com mais frequência. O governo federal e a Prefeitura querem que essa geração amplie seus conhecimentos de mundo, aproveitando as oportunidades para sonhar e conquistar coisas novas e com mais de 500 mil carteiras já geradas, vamos certamente aumentar esse montante, abraçando os jovens da nossa cidade”, revelou Wilton Coelho, secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

O funcionamento do benefício da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Para desfrutar da prerrogativa, é necessário apresentar a ID Jovem no ato da aquisição do ingresso e na portaria ou entrada do local do evento, munido de documento oficial com foto. Por se tratar de uma identidade digital, basta apenas mostrá-la através do aplicativo no celular ou imprimí-la, caso esta seja a preferência do usuário. O programa ainda confere o direito aos estudantes de baixa renda de emitir a CIE gratuitamente, basta apenas acrescentar o número do ID junto às demais informações solicitadas. Produzida pela Secretaria Nacional de Juventude, a ID Jovem já conta com quase 70 mil carteiras ativas, que são renovadas semestralmente mediante a comprovação das informações requeridas.