Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

06 de Novembro de 2019 08h30

Programa Albergue Humanizado é levado para a unidade do Porto

06/11/2019

CAROLINA MIRANDA

Gustavo Duarte

Arquivo

Os acolhidos do Albergue Municipal do Porto serão os próximos a serem beneficiados com serviços de saúde oferecidos pelo Programa Albergue Humanizado, lançado pela Prefeitura de Cuiabá em março deste ano. Os trabalhos serão executados, nesta quinta-feira (07), pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Região, no período da manhã, a partir das 8h.

A ação tem como principal objetivo criar ferramentas que possibilitem o resgate e a inserção social, a partir de ações intersetoriais voltadas à população em situação de rua. Por meio dela, serão ofertadas consultas médicas, encaminhamentos para consultas com especialistas, realização de exames de sangue e imagem, entrega de medicamentos, atendimento odontológico, saúde mental, confecção do Cartão Nacional de Saúde (CNS), entre outros.

O programa Albergue Humanizado tem um calendário de atendimentos agendados até o dia 30 de dezembro. “A pessoa com uma saúde em dia, consegue ter mais força para lutar pela sua recuperação, requerer essa cidadania. São iniciativas como essa que nos enchem de esperança e reforça a vontade de lutar e fazer o diferencial na vida das pessoas”, salienta a coordenadora da Proteção Social Especial, Maggie Carolina Maidana.

FUNCIONAMENTO 

Os albergues tem capacidade para receber até 50 pessoas que, no local, recebem atendimentos básicos de higiene, refeição e repouso.

As unidades contam com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos moradores em situação de rua com acolhimento, triagem e encaminhamento para benefícios sociais e mercado de trabalho. A permanência nas estruturas é temporária, podendo o usuário ficar no local por até três meses.

SERVIÇO

Assunto: Albergue Humanizado

Local: Albergue Municipal do Porto

Horário: A partir das 8h (somente no período matutino)

Data: 07 de novembro, quinta-feira