Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / NATAL SEM FOME

02 de Janeiro de 2018 17h02

Primeira-dama repete ação e leva mais 500 ceias à pessoas em vulnerabilidade social

02/01/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

Mais 500 ceias de Natal foram distribuídas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, na véspera de réveillon (31.12) para as pessoas em situação de rua e albergados municipais. A ação especial do Natal Sem Fome encerra o ‘roll’ de atuação da campanha de doação de alimentos que arrecadou cerca de 300 mil kg de alimentos.

“Repetimos a ação da véspera de Natal e, desta vez, com o espírito um pouco diferente. No Natal tem todo um ar de solidariedade do espírito natalino. Já hoje, véspera de Ano Novo, vamos levar as ceias com um toque de esperança para um 2018 de mais oportunidades e desenvolvimento, para que no final do ano (2018), não precisamos mais levar comida à essas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, reiterou Márcia Pinheiro.

O exemplo vem do próprio Albergue Municipal da Prefeitura de Cuiabá, a unidade Manoel Miraglia. Na véspera de Natal, cerca de 100 ceias foram distribuídas enquanto na de Ano Novo 60 pessoas receberam a refeição com complementos de refrigerantes e doces.

“O número menor de pessoas representa desenvolvimento social para Cuiabá. Representa maior crescimento, maior economia, maiores oportunidades porque as pessoas passam a não ser mais assistidas pelo Poder Público porque buscaram outros ares como emprego, estabilidade, estudos, entre outras oportunidades”, explicou a primeira-dama.

Ao todo, a ação de réveillon mapeou 14 pontos diferentes pela capital entre pontos de aglomeração de pessoas em situação de rua e albergues municipais, além de conveniados com a prefeitura.

O quadro para pessoas em vulnerabilidade social de ambas as situações gira em torno de 700 a 800 pessoas mesmo com a atuação do município e da assistência, e o suporte das unidades de albergues.

De acordo com Sueli Maria dos Santos, coordenadora auxiliar do Albuergue Manoel Miraglia, a ação motiva sentimentalmente essas pessoas com diferentes  situações. “São pessoas sem família ou que estão longe de suas famílias e elas sendo lembradas, principalmente, nessa data ficarão e se sentirão mais agradecidos”, contou.

Natal Sem Fome

A campanha de doação de alimentos, encabeçada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, conseguiu angariar o montante de 300 mil kg de alimentos, cerca de 15 mil cestas.

Empresários, funcionários públicos, sociedade civil organizada, população em geral e tantos outros segmentos contribuíram para a maior ação social filantrópica de doação de alimentos da história de Cuiabá.