Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / RECONHECIMENTO NACIONAL

16 de Dezembro de 2019 11h59

Primeira-dama está entre os 12 homenageados do ‘Prêmio Parceiros do ODS’ no RJ

16/12/2019

RUAN CUNHA

AC Junior

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, recebeu mais uma homenagem de expressão nacional com a entrega do Prêmio Parceiros do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizado, na última quinta-feira (12), no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. A promoção é do Movimento Nacional ODS /RJ  Instituição Vitalis Promoção e Desenvolvimento Social qual age em consonância com os 17 tópicos apontados pelo Organização das Nações Unidas (ONU) como os principais problemas mundiais a serem solucionados.    

O prêmio é destinado a governos, organizações sociais da sociedade civil, personalidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvam projetos e contribuem para a melhoria das condições sociais, ambientais e entre outras. São apenas 12 personalidades destacadas, nesta edição, de diferentes áreas qual já teve as presenças como a do ex-atleta de vôlei Carlão Silva, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e produtor de Cinema, filho do Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e sua irmã Glorinha, e a atriz e produtora, Naura Schneider.

Segundo a Relações Públicas da Vitalis Promoção e Desenvolvimento Social, Cristina Pinheiros, nunca antes uma primeira-dama recebeu esta honraria e a notoriedade nacional qual os projetos sociais de Cuiabá tem alcançado a gabarita para fazer parte desse seleto grupo de homenagem. “É o reconhecimento de gestores, seja público ou privado, que apresentaram trabalhos de relevância em consonância com os ODS. Vale lembrar que a primeira-dama é uma mulher voltada ao social, ao empreendedorismo social, e também políticas públicas de fortalecimento ao combate na violência contra mulher”, frisou.

Dentro os 17 itens, a atuação da primeira-dama está relacionada aos tópicos 1, 5, 8 e 10, apontado pela ONU, que se refere a Redução de Desigualdades, Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero e Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Alguns dos principais projetos de sua idealização estão associados a esses perfis como o Aquece Cuiabá, Natal Sem Fome, Viva a Vida na Melhor Idade e o principal, o Qualifica Cuiabá 300 anos.

O último que se refere ao projeto de cursos de qualificação gratuita à população tem tornado case de sucesso nacional com premiações e apresentações em congressos, fóruns e encontros. O Qualifica 300, como é popularmente conhecido é a maior política pública do município no combate à violência doméstica e familiar.

“Estou muito feliz com toda a repercussão que os projetos sociais de Cuiabá têm alcançado. Mais feliz ainda quando enxergamos os resultados diretos à população. No caso do Qualifica 300, são alunos em sua grande maioria mulheres que buscam a sua independência financeira. Nós sabemos que uma a cada quatro mulheres agredidas dependem totalmente de seus parceiros. E oferecer oportunidade e condições para elas saírem dessa dependência é de extrema importância e relevância para quebrarmos o ciclo da violência doméstica. Agradeço à todos por me ajudarem a construir uma Cuiabá melhor e, consequentemente, uma sociedade e país melhor”, disse a primeira-dama em seu discurso.