Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / MÊS DAS CRIANÇAS

30 de Outubro de 2018 13h56

Primeira-dama destaca em evento o maior conjunto de ações da história do Siminina

30/10/2018

RUAN CUNHA

Davi Valle

Arquivo

O encerramento das atividades do Mês das Crianças da Prefeitura de Cuiabá, realizado nesta segunda-feira (29), no Buffet Leila Malouf, foi voltado inteiramente para as mais de mil meninas atendidas pelo programa Siminina.

A festa temática, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo, teve a decoração inspirada no clima tropical e proporcionou ao público presente composto por parceiros, autoridades e convidados em geral apreciar apresentações culturais, folclóricas e dançantes que se encontram dentro das atividades do programa.

“As meninas aprendem durante todo o ano atividades como essas e hoje, por ser um dia comemorativo, é uma oportunidade de elas mostrarem umas para as outras a importância de se dedicarem às atividades porque ela vai representar uma influência e experiência enorme no seu desenvolvimento humano”, disse Dalma Beatriz, coordenadora do Siminina.

Nesse sentido, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, madrinha do programa, destacou o empenho da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em promover o maior conjunto de ações da história do Siminina.

“Temos muito orgulho de estar promovendo essa série de atividades como ballet, informática, artesanato, judô, inglês, dança e agora incluímos a fanfarra que estimula a prática musical nessa importante fase da vida, além de proporcionar na formação educacional, social e musical na vida dessas meninas”, destacou Márcia em alusão à primeira apresentação da banda de Fanfarra, da unidade do Três Barras.

Além do conjunto de atividades, as doações e parcerias com empresas e instituições têm contribuído na ampliação do atendimento. Somente em 2018, cerca de 25 parcerias foram conquistadas em decorrência da política da primeira-dama em angariar, cada vez mais, parceiros de modo a impulsionar o Siminina.

“É um programa que é mantido exclusivamente com recursos municipais e depende muito da ajuda de alguns parceiros, o que a primeira-dama Márcia Pinheiro tem conduzido muito bem. A procura pelo programa se intensificou e tem contribuído na ampliação. O Siminina já conta com 500 meninas a mais em relação à gestão anterior e a previsão é aumentar nos próximos anos”, afirmou o titular da pasta de Assistência Social, Wilton Coelho.

Ao todo, são 16 unidades do Siminina, sendo uma delas inaugurada no distrito do Sucuri, região rural de Cuiabá, pela atual administração. A expectativa é de que em novembro mais uma unidade seja entregue, desta vez no bairro Santa Izabel.

 

Homenagem

O evento ficou marcado pela homenagem da primeira-dama Márcia Pinheiro à ex-primeira-dama da Capital, Iraci França, que foi a idealizadora do programa Siminina há 21 anos.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou a importância da gestão Roberto França, do ponto de vista social onde criou, além do Siminia, o importante programa Bom de Bola, Bom de Escola de viés social de grande importância para Cuiabá.

“A gestão Roberto França foi um divisor de águas em relação ao bem estar social de Cuiabá. Nós assumimos a gestão com o compromisso de reativar o Bom de Bola, Bom de Escola e cuidar especialmente do Siminina, e temos feito isso! Essa homenagem é o reconhecimento de uma administração digna, correta e que foi além de seu tempo para com o social da nossa querida Cuiabá”, afirmou Pinheiro ao ex-prefeito Roberto França, também presente na homenagem.