Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ENCERRAMENTO

01 de Dezembro de 2017 17h46

Primeira-dama certifica meninas do Jovem Siminina

01/12/2017

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

“Investir nos estudos e acreditar que ele é o caminho para uma vida digna e de sucesso,” elucidou a primeira-dama de Capital, Márcia Pinheiro, durante a entrega dos certificados de conclusão do curso de Patchwork às meninas do programa Jovem Siminina, na tarde da última quinta-feira (30). Na ocasião, foram certificadas mais de 10 meninas, que durante três meses estudaram as técnicas de produção de peças artesanais através dos retalhos de tecidos.

 “É com imensa alegria que hoje passo às mãos das meninas estes certificados, que é resultado de um novo trabalho, iniciado desta gestão. Desejo que essas meninas, além de participarem dos cursos, compreendam os valores importantes para a construção de uma vida digna. Cresçam, antes de tudo, como seres humanos e levem isso por onde passarem, ajudando outras pessoas e mostrando que honestidade, ética, perseverança, são pilares para a construção de uma caminhada de sucesso,” frisou Márcia.

O “Jovem Siminina” é uma extensão do programa Siminina, que há 20 anos assiste meninas em situação de vulnerabilidade na faixa etária entre 6 a 14 anos. A extensão objetiva preparar e encaminhar as meninas ao mercado de trabalho. A nova frente de trabalho do programa teve início em agosto e atende meninas na faixa etária dos 15 anos.

 “No início da gestão recebi várias cartas das meninas assistidas, que externavam o desejo de continuar dentro do quadro de atividades do programa. A partir destes pedidos, comecei refletir sobre como ajudá-las e me veio à necessidade de prepará-las para o mercado de trabalho, uma vez que já estão entrando nesta fase da adolescência, em que sabemos ser um período de muitas dúvidas, onde elas passam por uma grande transformação. Então, comecei, junto com toda equipe, elaborar o projeto. Estamos no começo dos trabalhos, fazendo testes, adaptações, e espero já no próximo ano trazer outros cursos, atividades. Tudo que possa dar suporte às meninas para elas ingressarem no mercado de trabalho preparadas, seguras,” contou a primeira-dama.

Quem já está colocando em práticas as técnicas aprendidas no curso de Petchwork é a Eloíse Nascimento, de 14 anos. Eloíse está no 9º ano e participa há 11 anos das atividades do programa. “Tudo que eu aprendi aqui no Siminina me ajudou no desenvolvimento dos estudos e também com minha família. Hoje, eu já estou produzindo peças, como acessórios para cabelo. Com isso, aprendo ainda a me organizar financeiramente e me trouxe responsabilidade,” expôs a siminina.

Os materiais usados na produção das peças são oriundos de doações e as meninas aproveitam os acessórios para uso próprio ou para presentar suas famílias. 

Além do curso, a Prefeitura de Cuiabá também firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -  Senac. A instituição, de acordo com o perfil de cada menina, ajudará o município encaminhá-las ao mercado de trabalho, por meio do programa Menor Aprendiz.

As atividades do Siminina entram em recesso no dia 10 de dezembro e voltam no início de janeiro. Para o próximo ano, o programa ganhará novos cursos e atividades. A proposta é de aulas de balé, informática, flauta doce e Kumon. Dentro dessas propostas, os cursos serão adequados para cada faixa etária, facilitando o desenvolvimento de cada menina.