Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / NOVIDADE

05 de Novembro de 2019 11h30

Primeira-dama anuncia proposta do Qualifica 300 para encaminhamento de vagas de emprego

05/11/2019

RUAN CUNHA

Davi Valle

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, anunciou a proposta de encaminhamento de vagas de emprego, em parceria com empresas, durante o acompanhamento dos cursos do Qualifica Cuiabá 300 Anos, nesta segunda-feira (04.11), nos bairros CPA III e Dr. Fábio. As visitas aos cursos que estão sendo concluídos e fazem parte das ações de humanização da primeira-dama que tem a intenção de conhecer todos os alunos do programa.

Segundo a primeira-dama, a proposta levada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro institucional do programa, consta alguns grupos prioritários nos direcionamentos às empresas como o caso dos idosos e de mulheres vítimas de violência doméstica.

“Os idosos são prioridade na gestão Emanuel Pinheiro. Temos desenvolvido diversas ações para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas que tanto contribuíram para sociedade e com certeza elas terão prioridade nesses encaminhamentos. Uma porcentagem será destinadas aos idosos que queiram trabalhar no intuito de fugir da depressão, problemas emocionais ou para se sentirem valorizados”, revelou Márcia.

Ainda de acordo com a primeira-dama, a necessidade de incluir esse mecanismo de direcionamento junto ao Senai é para auxiliar as pessoas após a conclusão dos cursos que possuem empregabilidade no mercado de trabalho.

Essa edição do Qualifica Cuiabá 300 Anos ainda conta com a modalidade de cursos de aperfeiçoamento que passam noções de empreendedorismo para os cursos que possuem características autônomas.

“O Qualifica tem mudado a vida de muitas pessoas, sobretudo as mulheres que passam a deixar a dependência de seus maridos e em muitos casos, saindo do ciclo de violência doméstica. A cada quatro mulheres agredidas uma é oriunda dessa dependência e oferecer condições para essa mulher sair desse quadro é de muita valia, além de que estamos promovendo oportunidades para centenas de empregos em Cuiabá”, afirmou.

Cuiabá é a 10ª cidade do país no ranking de criação de emprego formais, conforme apontado pelo Jornal O Globo. O programa da Prefeitura de Cuiabá tem contribuído para esse crescimento devido à maioria dos cursos da 1ª edição do Qualifica Cuiabá 300 Anos, realizados em 2018, serem ligados diretamente aos empregos formais, com ocupação trabalhista, manual ou intelectual e que possuem benefícios e carteira profissional assinada.