Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIFICA 300

07 de Maio de 2019 12h00

Primeira-dama acompanha inicio das aulas de qualificação voltada às mulheres

07/05/2019

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

A primeira-dama, Márcia Pinheiro esteve presente no primeiro dia de aula do programa Qualifica 300, edição Mulher. A visita, realizada nesta segunda-feira (06.05), no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Pedra 90, foi feita nas turmas dos cursos de Produção de Bolos e Doces e Design de Sobrancelha.

As 20 alunas do primeiro curso a ser ministrado (Produção de Bolos e Doces) começam a aprender as primeiras noções e técnicas para a produção dos chamados cupcake, uma espécie de bolo pequeno feito em formas.

“As receitas são mais caseiras para fugir do industrializado porque o diferencial é você criar sua própria receita. Então, o que estamos passando, nesse primeiro momento, são as técnicas para a confecção desses bolos caseiros para que eles possam dar seu próprio toque”, explicou o professor José Carlos.

Os cursos de produção que ainda conta com noções de técnicas para salgados, doce, bolos e muitos outros são os mais procurados pela praticidade de empreendimento. Na edição do ano passado, muitos alunos desses cursos não puderam completar a carga horária da capacitação, pois já estavam produzindo seus próprios produtos e gerando renda familiar.

“Estou me preparando para fazer encomendas para aniversários, mas também faço muito para venda caseira e pretendo investir se as pessoas gostarem. Vou fazer para vender, com certeza”, disse Cristina Aparecida, uma das novas alunas do projeto.  

Edição especial

O projeto de qualificação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), leva aos bairros da Capital, nove cursos de três áreas diferentes, totalmente gratuitos e de fácil acesso, uma vez que, as aulas são realizadas nos 16 Cras espalhados por Cuiabá.

“Uma das nossas determinações são que os cursos sejam próximos das casas dessas pessoas para facilitar o acesso. Muitas vezes, o deslocamento ao centro da cidade inviabiliza a pessoa que está procurando oportunidade. Estamos indo aos bairros que é uma bandeira da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, destacou Márcia.

A edição do programa é exclusivamente voltada às mulheres. Em 2018, foram mais de 900 certificações, na ocasião, a parceira foi instituída com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Ainda de acordo com a primeira-dama, idealizadora da ação, o programa também é considerado uma ação no combate à violência doméstica. “Com mais mulheres independentes financeiramente, gerando renda para a sua família e para o seu sustento, nós temos menos mulheres refém daquelas situações as quais, em muitos casos, se submetem por não terem outras opções. É violência física, verbal, psicológica e, em casos extremos chegando até o feminícidio porque elas não possuem outra opção. É pensando nisso também que destinamos uma edição especial para as mulheres cuiabanas”, frisou.