Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / RECONHECIMENTO

28 de Julho de 2017 15h18

Primeira-dama acompanha capacitação de Técnicos em Nutrição Escolar

28/07/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acompanhou o treinamento prático dos Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs) realizado na coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação. O intuito foi levar o reconhecimento aos mais de 800 profissionais responsáveis pela preparação de mais de 157 mil refeições diárias para o universo de quase 50 mil alunos da rede municipal de ensino.

"São profissionais tão importantes quanto o próprio professor, o coordenador escolar porque a alimentação é fundamental para o bom rendimento escolar. Além disso, em muitos casos, a alimentação escolar complementa as refeições de casa. Então, o amor que elas empregam na preparação dos alimentos, o cuidado e principalmente a técnica correta é de se admirar e estarei de perto para levar minha admiração, meu apoio e valorizá-las enquanto pessoas e profissionais", destacou Márcia.

A primeira-dama ainda acrescenta que o reconhecimento e a valorização pela qualificação e competência do TNE integram, de forma fundamental, o processo de motivação e crescimento da rede de Alimentação Escolar, pois, Cuiabá é referência na área, sendo a única capital do país a possuir uma equipe gastronômica, além de também ser a única a possuir o selo de alimentação consciente, título que receberá ao final deste mês ao término da capacitação.

Sandra Mara Guimarães, TNE da Escola Municipal de Educação Básica Prof. Maria Ambrosio Pommot ressaltou a primeira visita de uma primeira-dama em mais 20 anos na rede municipal. "É muito importante porque foi algo que praticamente em 20 e poucos anos nunca aconteceu. Acho muito importante ela vir até nós para conhecer o nosso trabalho, qual a importância dos Técnicos em Nutrição Escolar nas escolas para as crianças e que ela não desista. Eu estou muito feliz dela vir aqui e conversar conosco. Isso me faz sentir gratificada", externou.

O treinamento prático dos profissionais é orientado pela equipe gastronômica da rede em procedimento contínuo sempre em concomitância com a capacitação da parte teórica feita pelas nutricionistas da rede. Para a técnica Ivanta Rodrigues Paiva, é fundamental o aperfeiçoamento profissional oferecido pela prefeitura, principalmente, no sentido de valorização profissional, uma das principais propostas do prefeito Emanuel Pinheiro.

"Isso é muito válido porque a cada curso, a cada formação que recebemos temos um novo aprendizado, tudo muda de um ano para o outro, de um mês para o outro. Aprendemos outras técnicas de manuseio, de higienização, de preparo. Isso tudo é valorização, pois o TNE não era muito valorizado por secretários anteriores, por ex-prefeitos, por sindicato, pois não valorizam o profissional da cozinha. Então, a presença da primeira-dama já nos dá um outro sentimento para conseguirmos ter mais reconhecimento", contou Ivanta.

Márcia Pinheiro também aposta na importância da capacitação profissional no sentido de valorizar o servidor público, algo em que a atual administração tem atuado como, por exemplo, o convênio com faculdades particulares, que  oferece 50% de desconto em cursos de ensino superior.

"A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se preocupa muito em capacitar o servidor para eles poderem oferecer serviços públicos mais eficientes. No caso do TNE não é diferente, esse trabalho contínuo na rede é muito importante para o objetivo final que é ter nossas crianças bem alimentadas. Na minha época, elas eram as merendeiras. Hoje, elas conquistaram seu espaço, são profissionais de Nutrição Escolar, possuem toda uma técnica de trabalho, mas o amor, o carinho e o espírito de merendeiras sempre vai ser o diferencial desses importantes profissionais", concluiu a primeira-dama.