Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SUGESTÃO DE PAUTA

14 de Junho de 2018 13h31

Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

14/06/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Com foco no debate de temáticas sobre políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da Capital, buscando melhorias das ferramentas para assisti-los de forma completa, levando dignidade, qualidade de vida e garantindo o cumprimento dos seus direitos, a Prefeitura de Cuiabá e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizam o 1º Fórum Comunitário 'Município Aprovado Selo Unicef', edição 2017/2020. O evento acontece durante a manhã desta sexta-feira (15), das 7h30 às 12h30, com a mediadora Letícia de Arruda Monteiro, do Selo Unicef. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a realização do fórum, aderido pelo município em 2017, é uma das etapas para se conquistar o Selo Unicef Município Aprovado e também um espaço de união e compartilhamento de informações, que auxiliam em todo o processo.

“Para que possamos prestar um serviço de qualidade e, realmente, promover a inclusão social, levando mais dignidade e qualidade de vida, neste caso, garantindo que os direitos das crianças e adolescente sejam cumpridos, precisamos nos unir. E ações como essa, que unificam várias entidades, promovendo a troca de informações, possibilita o desenvolvimento das políticas voltadas a este grupo e intensifica as ações, fazendo com que os serviços, não só cheguem, mas que atinjam os objetivos: a proteção das nossas crianças e adolescentes”, diz o secretário.

O secretário destaca ainda que o Selo é um reconhecimento internacional, que mostra ao mundo os investimentos do município para as políticas de desenvolvimento às crianças e adolescentes e também às suas famílias.  “É uma ação que proporciona ao município apresentar e difundir os investimentos e resultados alcançados nas ações voltadas às políticas públicas de melhorias de vida das crianças e adolescentes da Capital”, enfatizou Coelho.

O Fórum é aberto ao público e, nesta edição, a metodologia de avaliação do selo traz dois eixos centrais para a mesa de debate.  Eixo 1: ‘Impacto Social’, que permite conhecer mudanças na vida das crianças e adolescentes, pelo monitoramento de um conjunto de indicadores sociais e o Eixo 2:  ‘Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social’,  que propõe o cumprimento dos objetivos do Selo e a realização dos direitos de cada criança e adolescente de sobreviver e se desenvolver, aprender a se proteger – e ser protegido das doenças sexualmente transmissíveis, como a Adis -, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas, brincar, praticar esportes e divertir-se.

As informações coletadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, vinculando aos programas e ações já implementados no município. O fórum é o cumprimento da terceira etapa do guia metodológico do Selo Unicef desta edição, que prevê a realização de dois fóruns para que o município seja certificado com o selo.  De acordo com o cronograma, o segundo fórum deve acontecer em 2020.

 

Selo Unicef - Criado em 1999, com a experiência no Ceará, onde foram realizadas três edições estaduais, o Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce, e está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e ao Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Seu principal objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

 

Atividades

07:30 – Recepção dos participantes: Acolhimento dos convidados, distribuição dos crachás e assinaturas da fichas de presença;

07:45 – Coffee Break – Apresentação cultural durante o coffee;

08:00 – Abertura do 1° fórum comunitário – Articulador abre o evento da boas-vindas;

08:15 – Apresentação da metodologia do Selo UNICEF;

08:30 – Apresentação do diagnóstico do Selo UNICEF no município;

10:00 – Grupos de trabalho (GT) Formação dos Grupos de Trabalho;

11:30 – Mercado de ideias: Debate dos grupos;

12:00 – Compartilhando Apresentação dos pontos de cada GT pelo (a) relator (a);

12:30 – Encerramento

 

 

Serviço

Assunto: Realização do 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

Data: Sexta-feira (15)

Horário: Das 7h30 às 12h30

Local:  Auditório da Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão (Feics), situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça n° 3.500, Bairro Bosque da Saúde.