Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / LUTA

19 de Maio de 2018 09h30

Prefeitura promove mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

19/05/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

A Praça Alencastro se tornou extensão de uma grande mobilização nacional na manhã desta sexta-feira (18).  Em alusão ao dia 18 de maio, em que se retrata o ‘Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma bela ação de conscientização, no intuito de sensibilizar a população,  a encorajando à denunciar e também prevenir a violência contra os menores.  

No local, as equipes de assistência e saúde do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA distribuíram panfletos, fizeram mini palestras e orientaram aos cidadãos sobre o assunto em pauta, quanto ao funcionamento das unidades de atendimento assistenciais do município.  A ação também trouxe, para alegrar quem ali passava, as apresentações de dança das meninas do programa Siminina, unidade Sucuri, e das meninas assistidas pelo Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Osmar Cabral.

“Estamos aqui hoje, fazendo parte dessa grande mobilização nacional, com o objetivo de promover, além das ferramentas de denúncias, a prevenção desses crimes contra nossas crianças e adolescentes. E a conscientização da população de que a responsabilidade não somente do poder público, mas que todos precisam se engajar e fazer sua parte, ajuda, sem dúvida, na diminuição dos indicadores de crime contra menores, construindo um cenário diferente. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual",  destacou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O secretário ainda lembrou que para se obter resultados positivos diante da causa, é preciso que o dia de ação seja realizado durante o ano todo, atendendo diariamente as comunidades, por meio das unidades de assistência do município. “Umas das preocupações do prefeito Emanuel e da primeira-dama Márcia Pinheiro é que todos os trabalhos do município sejam desenvolvidos diariamente com as crianças e adolescentes e seus familiares. Isso possibilita que os atendimentos alcance um maior número de pessoas e os resultados sejam satisfatórios, evitando que nossos pequenos sofram essa dor,” reiterou Wilton.

O ato, que trouxe o slogan da Campanha Nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, reuniu vários órgãos de defesa da criança e do adolescente. Com uma extensa história de luta pela causa, o procurador da Especializada em Defesa da Criança e Adolescente, Paulo Jorge do Prado, observou a importância da união dos poderes no combate a essa ‘doença que assola o mundo’. Ele também parabenizou a gestão pela valorização aos conselhos de proteção.

“Nós precisamos, incansavelmente, nos unirmos, sem vaidades, nessa luta. Quem ama a criança e o adolescente não tem partido, não tem ideologia, tem amor, somente isso. E para que esse amor vença a crueldade, temos que inundar Cuiabá com campanhas preventivas, nas escolas, ponto de ônibus, em todos os lugares. Esse evento é um chamamento para que todos abracem a causa e levem ela para dentro de suas comunidades, casas, incentivem os membros da famílias da importância de sua contribuição na mudança desses indicadores de violência, que destroem vidas diariamente. Percebo que atual gestão vem unindo forças para trabalhar esse combate e prevenção e isso me deixa muito feliz. Uma administração que não prioriza Conselho de Direito e Conselho Tutelar, não construirá um bom legado, pois quando reforçamos esses conselhos, prevenimos muitos problemas. Parabéns e estamos juntos nessa luta”, disse Prado.

 

Estatística -  No estado de Mato Grosso, os indicadores mostram que aproximadamente 16 crianças têm seus direitos violados diariamente. Registros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), apontam que, em 2016, mais de 1.800 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes foram computados. No mesmo período, em 2017, o estado registrou 1.939 ocorrências. Em Cuiabá, se comparando os dois últimos anos, houve uma pequena diminuição nos índices: 2016, 344 ocorrências; 2017, 324. Entre a natureza das ocorrências, estão estupro comprovado, assassinatos, tentativas, entre outras violências. 

“O município de Cuiabá vem trabalhando uma rede intersetorial, por meio do fortalecimento das políticas públicas, buscando minimizar o quadro de violência, e os resultados já estão sendo alcançados, mesmo que em pequeno índice.  Podemos perceber que a população já está mais ativa dentro da causa, os pais estão orientando os filhos com mais precisão e, assim, essas crianças e adolescentes estão falando mais, denunciando mais”, concluiu a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Leticia Albuquerque.  

 

Canais de denúncia -  Procure uma unidade do Conselho Tutelar,  Delegacia Especializada em crimes contra criança e adolescente, ou ligue para o Disque Denúncia Nacional -  Disque 100 -, e também para a Polícia Militar,  pelo número 190.

“Lidamos todos os dias com casos que ferem os direitos das crianças e adolescentes. Mais de 60% das denúncias recebidas pelos canais são contra menores e se referem a abusos sexuais. E para lutarmos contra essa estatística, temos que nos unir e somar  aos projetos, fazendo, cada vez mais, as informações chegarem aos lares. Não podemos nos calar diante dessa monstruosidade, precisamos combater esse mal. E nessa luta, a Prefeitura e seus gestores estão de parabéns. Sempre  parceiro  do Conselho, o prefeito vem nos recebendo e mantendo diálogos positivos na construção de políticas públicas voltadas para combate de também prevenção do abuso e exploração contra menores”, concluiu o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Osvaldo dos Santos Lara. 

 

Mobilização ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” 

A ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Desde 2009, o Faça Bonito utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade com a causa. 

 

18 de maio  - A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, ela foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. . A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da crianças e do adolescentes.