Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO

27 de Outubro de 2018 17h30

Prefeitura promove dia de lazer para mais de 900 idosos

27/10/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

A alegria contagiou quem estava presente no Sesc Balneário nesta tarde de sexta-feira (27). Ao som de grandes sucessos dos anos 80 e 90, os mais de 900 idosos assistidos pelas unidades assistenciais da Capital, dançaram, cantaram, brincaram e contaram muitas histórias. A festividade faz parte do projeto Viva a Vida na Melhor Idade e do cronograma de ações em comemoração à Semana do Idoso, reforçando a valorização da Prefeitura de Cuiabá à pessoa idosa.

Quem foi contagiado por essa energia boa foi o prefeito Emanuel Pinheiro. Acompanhado da primeira-dama Márcia Pinheiro, o gestor assistiu a uma bela apresentação de Siriri, conversou com os homenageados do dia, agradecendo-os pela confiança em sua administração e assegurando que as ações de melhorias voltadas a eles continuarão sendo realizadas nestes próximos anos em sua gestão.

“Não podemos transformar sem valorizar aqueles que são a história das nossas raízes, que ajudaram a construir cada trecho dessa cidade linda e acolhedora. Eu seria leviano se quisesse promover mudanças sem inserir políticas públicas para pessoa idosa. Assumi com a bandeira de humanizar Cuiabá e asseguro a vocês, que em minha gestão os idosos não vão ficar desamparados. Estamos reformando as unidades de convivência do idoso, investindo em ações de conscientização junto com o Conselho Municipal do Idoso e buscando recursos para programas que melhorem cada vez mais a vida de vocês. Isso é o mínimo que podemos fazer para quem já nos acalentou tanto nesta vida”, destacou Pinheiro.

O chefe do Executivo também enalteceu o trabalho que sua esposa Márcia, junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vem desenvolvendo ao longo destes quase dois anos de gestão. Márcia é madrinha da Secretaria e idealizadora de vários projetos sociais, inclusive o Viva a Vida na Melhor Idade.

“Quero registrar que tudo isso que estamos trazendo para vocês é fruto de um empenho da Márcia, que antes de ser somente esposa do prefeito, é um ser humano exemplar, de coração nobre e um olhar sensível ao social. Por isso, agradeço a sua dedicação e força de vontade em realizar os projetos que sonhei para esta cidade, que tanto amo. Aqui também, estendo minha gratidão ao secretário Wilton e toda sua equipe. São pessoas de minha inteira confiança. Sem essa equipe maravilhosa e o apoio de vocês, esses resultados positivos não poderiam ser alcançados. Meu muito obrigado e vamos avançar mais ainda”, completou.

Diante das palavras de Emanuel, o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho, relembrou das dificuldades que encontrou quando assumiu a missão de promover políticas públicas para a pessoa idosa e o quanto isso enobreceu sua vida.

“É muito gratificante receber as palavras do prefeito e o carinho de todos vocês. Hoje, nesta festa maravilhosa, eu só tenho sentimentos de gratidão. Quando recebi o planejamento da Secretaria, vi que seria um desafio atender às demandas de tantas esferas sociais.  Na questão da pessoa idosa, vi que precisávamos construir uma ponte com os parceiros, principalmente com o Conselho, pois eram necessários muitos ajustes. Então, começamos a promover essa aproximação e buscar as ferramentas corretas e eficientes para desenvolver as ações. E aqui estamos, tendo a oportunidade de promover essa festa linda e atender às necessidades de cada um com mais qualidade”, pontuou o secretário.

Presente no evento, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMDIPI) Jerônimo Urei, transcorreu da importância da parceria. Ele avaliou que a gestão atual vem investindo e lutando pelos direitos da pessoa idosa dia após dia.

“O comprometimento do prefeito e da primeira-dama conosco vem sendo o diferencial nas melhorias alcançadas. Sempre solícitos com nossas demandas, a gestão se mostra parceria e empenhada em desenhar um novo cenário para a pessoa idosa. Essa dedicação vem fazendo o diferencial na vida dessas pessoas e, com certeza, vamos caminhar mais ainda nestes próximos meses, aumentando o número de atendidos e desenvolvendo mais projetos para eles”, reiterou Urei.

Atualmente, a rede de atendimento à pessoa idosa da Prefeitura de Cuiabá conta com  quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Todos os CCI’s estão passando por reformas completas e as unidades de Cras por melhorias e adaptações para atender com a máxima qualidade os mais de 2 mil idosos inscritos nas atividades das unidades, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  

Com a inserção do projeto Viva a vida na Melhor Idade, a rede de atendimento agora conta com o atendimento de saúde em cada unidade de CCI. Esse serviço - implantado nesta gestão, é desenvolvido com profissionais da Saúde, entre médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fazendo atendimento geriátrico na unidade, às segundas e terças-feiras. Além da Saúde, estão inseridos serviços das Secretarias de Trabalho, Cultura e Educação.

Para a senhora Ambrosina Gomes Silva, de 81 anos, o trabalho realizado pela gestão é de ótima qualidade. Ela, que perdeu o esposo há um tempo, disse que o contato com os colegas e a participação nos eventos a ajuda muito, principalmente na recuperação do estado emocional.  São nestas festas que eu me distraio e consigo viver melhor. Adoro estar aqui e sou muito fã da família Pinheiro. São pessoas simples, de fácil convívio. Me identifico com esse jeito deles”, avaliou.