Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SUGESTÃO DE PAUTA

07 de Abril de 2018 07h15

Prefeitura inaugura 1º Centro Dia do estado para crianças com microcefalia

07/04/2018

LUCIANA SOUZA

O município de Cuiabá, comemorando seus 299 anos,  agora contará com uma unidade de atendimento à criança com microcefalia (Casa Centro). A primeira do estado de Mato Grosso, a unidade possui a capacidade para atender até 60 crianças, de 0 a 6 anos, em situação de risco, vulnerabilidade social, que estejam com seus direitos sendo violados.

O novo espaço de atendimento social oferecerá serviços voltados à saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creche e pré-escola; estratégias de inclusão social da família; estímulo à escolaridade; capacitação e acesso ao mundo do trabalho; acesso a benefícios, renda e às iniciativas de melhora de condições sociais das famílias; ampliação da capacidade de cuidar e fortalecimento da função protetiva da família, conforme seguranças da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, e Sistema Único de Assistência. Social – SUAS.

“Esta unidade é um importante avanço para nossa rede de atendimento assistencial, que nesta gestão vem se desenvolvendo com muita qualidade, com ampliação e reestruturação das demais unidades. Nesta, em especial, a população poderá contar com essa extensão de serviços e profissionais na missão de auxiliar as famílias nesta caminhada diária de cuidar das crianças portadoras de alguma deficiência, com prioridade à microcefalia. Estamos trabalhando para que nos próximos anos, o município avance mais no social e construa uma sistema mais justo de inclusão e  dignidade para todos”, destaca o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.  

Informações complementares - Este serviço foi ofertado no ano de 2017, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, com o intuito de atender prioritariamente as crianças com microcefalia, deficiências associadas e suas famílias devido à situação de emergência pela presença do Mosquito Aedes Aegypty e do Zika vírus, em grande quantidade, em determinadas regiões, que acometeu um número alto de mulheres infectas pelo vírus, levando a uma série de nascimento de bebês com microcefalia, síndromes distintas e deficiências associadas.

Serviço:

Assunto: Inauguração primeira unidade de Centro Dia para crianças com microcefalia

Data: Segunda-feira (9)

Horário: 9 horas

Local:  Rua Varsóvia, Quadra 11, nº 18, Bairro Jardim Tropical