Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Maio de 2010 13h00

Prefeitura faz ampliação de centros para atendimento em assistência social

26/05/2010

Marcia Caetano-Assessoria-SMASDH

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano anuncia a transformação da casa “Centro de Juventude” que funcionava no bairro Dom Aquino que passa a ser CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), conhecido como “Casa das Famílias”. A solenidade para abertura à comunidade está prevista para as 17:00, no endereço: Rua Irmã Elvira, s/n, Bairro Dom Aquino,

O CRAS é uma unidade de referência que funciona como porta de entrada para o acesso a ações sociais básicas de forma descentraliza.

Ao todo 10 bairros serão beneficiados com os serviços do novo CRAS. Os moradores dos bairros Campo Velho, Barbado, Campos Elíseos, Dom Aquino, Grande Terceiro, Jardim Paulista, Porto, Praeirinho, Praeiro e São Mateus que até agora tinham acesso aos benefícios sociais através do CRAS Planalto passam agora a contar com uma unidade mais próxima da comunidade.

“O papel do CRAS é muito importante, pois representa a porta de entrada para o acesso, a coordenação e a articulação da política de Proteção Social Básica do Município. O objetivo é prevenir situações de risco por meio do trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ou seja atender aqueles que estão em vulnerabilidade social” ressalta o secretário da pasta Jader Jose Moraes.

A nova unidade vai organizar a vigilância social em sua área de abrangência, com ênfase no território e situação sócio-familiar oferecendo à familia em situação de risco ou vulnerabilidade social atendimento com profissionais da assistencia social e psicologos, entre outros. As atividades desenvolvidas com jovens e crianças do PETI e Projovem vão ter continuidade CRAS da mesma forma. 

O CRAS é uma unidade efetiva de referência e contra-referência do usuário na rede Sócio-Assistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e unidade de referência com os serviços das demais políticas públicas em articulação com toda Rede de Proteção Social no município, ou seja todos os serviços desenvolvidos por outras secretarias como educação e saúde.

Com o inicio do funcionamento no novo CRAS, Cuiabá passará a contar com 6 unidades e até julho outros 6 Centros devem também estar abertos á comunidade.