Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO DO IDOSO

08 de Fevereiro de 2019 10h00

Prefeitura é parceira das ações voltadas a valorização do idoso

08/02/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Alegria e descontração foram os ingredientes que deram ritmo à primeira aula de 2019 do grupo “Terceira Idade em Ação”, da Associação de Moradores do bairro Coophamil. A Prefeitura de Cuiabá é parceira da ação social que tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida e melhora da autoestima das pessoas com idade acima de 60 anos.

Além do Coophamil, fazem parte do grupo, moradores da Cidade Alta, Cidade Verde e Beira Rio. Cerca de 130 pessoas participam das atividades que são realizadas sempre às terças e quintas-feiras com aulas de ginástica e dinâmicas de grupo.

O grupo, que foi formado há pouco mais de seis anos, tem como um de seus participantes ativos, Marcos Dias Pereira, 83 anos. Segundo ele, desde que resolveu fazer parte da equipe, percebeu melhoras em todos os aspectos, tanto físico, mental, como emocional. “Sou outra pessoa, bem melhor que muitos jovens. Que venha mais um ano de boas atividades. Estou satisfeito”, comentou.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Luís Barbosa, se fez presente na abertura das atividades levando muitas novidades que estão planejadas, entre elas, cursos de pintura e artesanato. Na oportunidade, o presidente fez questão de ressaltar a parceria com a Prefeitura que tem contribuído e muito para realização de atividades para a terceira idade.

O apoio incondicional da prefeitura, por parte da atual gestão, foi reforçada pelo presidente da Associação de Moradores do Coophamil, Edevaldo Ferreira da Cunha, conhecido como profeta. Segundo ele, o trabalho tem sido voltado para a importância da humanização da população idosa, tem atendido todas as demandas que são solicitadas. “Agradeço a colaboração do prefeito pelo incansável empenho que vem sendo dispensado por meio da Secretaria de Assistência Social, na figura do secretário Wilton Coelho. Posso afirmar que melhorou 100% o apoio dessa gestão que é preocupada em oferecer um serviço de qualidade a toda população”, ressaltou.  

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho destacou que a Prefeitura desenvolve um trabalho especial a essas pessoas que já contribuíram e muito por Cuiabá. “É uma determinação do prefeito, que todos os trabalhos para a pessoa idosa sejam executados com excelência. Temos procurado ser parceiros de grupos semelhantes a esse querendo sempre fazer o melhor pelos que aqui vivem”, declarou o secretário.

Como forma de expressar e demonstrar o que vem sendo feito o secretário pontuou algumas das ações do Executivo Municipal. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivências de Idosos (CCI’s) sendo que dois já passaram por reformas nas estruturas. Os outros dois, serão reformados ainda esse ano. “Já está na programação de trabalho, a revitalização da unidade do Porto, CCI Padre Firmo e posteriormente o Centro do bairro Novo Horizonte, Aidê Pereira. Todos passarão por revitalização estrutural”, finalizou.