Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Setembro de 2010 16h32

Prefeitura abre inscrições para cursos em comunidades com vulnerabilidades sociais

02/09/2010

Marcia Caetano-Smasdh

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, iniciou esta semana uma série de cursos oferecidos às comunidades nos CRAS - Centros de Referência da Assistência Social dos bairros Pedra 90, Tijucal, Jardim União Planalto, CPA, Dom Aquino, Jardim Colorado, Jardim União, Getúlio Vargas e Jardim Araçá.

São cursos de confecção de bijuterias, de recepcionistas, e para gestantes.  As aulas vão acontecer nos periódos matutino e vespertino, e as inscrições podem ser feitas nos CRAS. Cada participante receberá gratuitamente o kit com todo o material necessário à realização dos produtos.

Para o secretário Jader Moraes, o investimento nesses cursos nos CRAs é uma estratégia para o desenvolvimento nas comunidades mais necessitadas. “Os participantes aprendem atividades profissionalizantes que auxiliam na geração de renda às suas famílias. As gestantes também aprendem a lidar com a problemática advinda da sua situação, com técnicas de relaxamento e convívio comunitário. Ainda levam para casa um enxoval que ajudaram a confeccionar”.

Estes cursos decorrem de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome através do Paif - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, criado para atender especialmente os beneficiários dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e ProJovem), além de famílias em situação de vulnerabilidade social ou pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

Serão realizados por meio de aulas teóricas e práticas e trabalho social com as famílias, respeitando suas origens e cultura, bem como as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas. Na ótica do secretário, contribuem, e muito para sua proteção, de forma integral. O cronograma deste módulo dos cursos se estende até o final de outubro e ainda há turmas com vagas para inscrições.

 

Mais informações:
Nos CRAS ou 3645