Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / MELHORIAS

09 de Novembro de 2017 16h07

Prefeito entrega nova estrutura do CRAS Osmar Cabral à população

09/11/2017

LUCIANA SOUZA

Tchélo Figueiredo

Os moradores da região do Osmar Cabral receberam na manhã desta quinta-feira (9) a nova estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante a inauguração o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a consolidação do Centro, que antes funcionava em local inapropriado, não atendendo as necessidades das comunidades.

“Hoje sou o prefeito de todos, mas principalmente dos menos favorecidos, que são os que mais precisam dos serviços públicos. Por isso, me volto, junto com minha equipe, em priorizar ações que tragam justiça social, com dignidade, cidadania para a vida de todos. E a entrega dessa nova unidade é um pouco da consolidação da nossa meta dentro dos trabalhos assistenciais. É a porta de entrada para uma gestão humanizada, que trabalha com amor, cuidando da nossa população,” salientou Pinheiro.

A nova estrutura de assistência atenderá 14 bairros. Atualmente, o município conta com 14 Centros de Referência de Assistência Social, que neste ano já atenderam mais de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Mesmo com todas as dificuldades de judicialização na pasta da Assistência, que encontramos quando assumimos o município, estamos conseguindo atender com qualidade essas famílias, que necessitam deste cuidado. Estamos empenhados, eu, a primeira-dama e toda equipe, em estar perto das comunidades carentes, abraçar essa luta de transformação. Para o próximo ano, nossa meta é ampliar o atendimento a estas famílias. Pretendemos chegar a 220 mil atendimentos. Mas sempre priorizando a qualidade,” observou o prefeito.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, reforçou o empenho de todos na busca de um espaço mais adequado para um atendimento mais digno. “Sabemos que ainda há muito a se fazer. É um trabalho que exige cuidados. Estamos lidando com vidas. Pessoas que se encontram em situações, muitas das vezes, precárias. E elas precisam da nossa sensibilidade para uma transformação de vida. É isso que nos motiva a continuar, mesmo diante das dificuldades encontradas pelo caminho,” disse Coelho.

A primeira estrutura do CRAS da região do Osmar Cabral funcionava na Avenida das Torres e depois começou atender em uma estrutura no bairro Jardim Imperial. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da região, Onilce Helena do Nascimento, as antigas estruturas não comportavam as demandas, sendo lugares inadequados, que dificultavam o trabalho da equipe e a qualidade do serviço oferecido para o cidadão.

“Hoje é um dia de muita alegria. Há tempos que essas comunidades precisavam de uma nova estrutura. Trabalhávamos em um ambiente inapropriado, não conseguíamos, por mais que nos esforçássemos, prestar um serviço que as pessoas mereciam. Agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, que tiveram esse olhar de carinho para conosco. Agradeço em nome de toda equipe e lideres comunitários, que lutaram diariamente na busca desta conquista”, lembrou Onilce.

Morador há 26 anos do bairro São João Del Rey, o presidente de bairro Silvano Cruz, ressaltou a importância da entrega da unidade. “Acompanhei de perto o sofrimento das pessoas dessa região, que encontram dificuldades quando precisam dos serviços do CRAS. Não porque a equipe não se empenhava, mas sim porque a estrutura não comportava as demandas.Com a unidade funcionando em local apropriado, conseguiremos dinamizar os atendimentos, ampliando-os e cuidando melhor dos nossos cidadãos”, finalizou Cruz.

Além da inauguração, a quinta-feira foi marcada por uma série de benefícios para a região. As pessoas que passaram pelo CRAS puderam contar com os serviços de saúde, como aferição da pressão, teste de glicose, exames, emissão de documentos, como o cartão do SUS.  O Procon municipal também estava presente, levando orientação para os consumidores. A ação de cidadania faz parte do projeto Prefeitura e Comunidade.

Participaram também da solenidade a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, a secrertária de Inovação e Comunicação, Karoline Garcia, a  coordenadora do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, e vários lideres comunitários da região. 

A nova estrutura do CRAS está localizada na rua Carlos Ador de Souza, nº 652, Qd 36, bairro São João Del Rey.