Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

13 de Abril de 2018 13h15

Prefeito entrega 2 mil kits completos de uniformes para Simininas e ganha surpresa de aniversário

13/04/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

Cerca de 2 mil kits de uniformes completos foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá (Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) , nesta quinta-feira (12), no Cine Teatro de Cuiabá, em evento simbólico para seis das 16 unidades do programa Siminina.

O kit é composto por vestimentas como calça legging, camiseta, mochila e acessório de cabelo (laço), este pensado como detalhe para estimular a autoestima e a feminilidade, conforme elencou a coordenadora do programa Dalma Beatriz.

De acordo com Dalma Beatriz, o laço foi uma ideia pensada junto a Tutêe Acessório, empresa do segmento de acessórios femininos, que contribuiu diretamente na produção do produto disponível no kit.

“Nós ajudamos no processo de criação dos laços para as meninas com o intuito de levar um colorido mais alegre. Então foram providenciadas as fitas de material importado de alta qualidade e fomos até a sede do Siminina ensinar as funcionárias a produzir os laços. Passamos a tarde com elas ensinando todos os detalhes para ficar com o acabamento bom e dar resistência ao produto”, contou Waney Maria Faganello, proprietária da Tutêe.

Para a coordenadora da unidade do Siminina situada no bairro Jardim Leblon, Rosângela Pimenta, as meninas estão entusiasmadas com a aquisição do novo material. “Mês passado recebemos um kit escolar direto do Japão e agora esse benefício dos uniformes. Estão todas ansiosas para receber. Isso tem motivado muito elas e estão contentes, bastante empolgadas para irem à unidade assistir as aulas”, disse.

Em março, 550 kits escolares foram doados ao programa por uma Organização Não Governamental estabelecida no Japão, em seguida aconteceu a entrega de ovos de Páscoa, em abril, a doação de óculos de grau e, agora, a entrega dos uniformes.

Esse conjunto de ações, segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, madrinha do programa, tem empregado o verdadeiro espírito da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro caracterizado pela humanização dos serviços públicos.

“Hoje estamos promovendo mais uma ação que leva dignidade para as famílias e também para nossas crianças. A entrega dos uniformes foi pensada em diversos pontos como a economia para os pais, pois quando se tem uniforme se evita em usar roupas próprias e isso representa economia, praticidade, igualdade e também segurança, pois possibilita a identificação das meninas fora da unidade. Então, isso representa bem o que buscamos que é humanizar os serviços e oferecer maior cuidado com nossa população, especialmente as crianças”, destacou.

A pasta de Assistência Social, a cargo do secretário Wilton Coelho, irá entregar os uniformas à todas as 16 unidades do programa para atingir o quadro de garotas matriculadas que chega a  pouco mais de 1 mil meninas.

Evento

Durante o evento de entrega, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama Márcia Pinheiro, e do vice-prefeito Niuan Ribeiro, assistiu uma completa apresentação cultural e musical, culminada no desfile das garotas para apresentar os novos uniformes.

A emoção tomou conta do chefe do Executivo quando o evento abriu espaço para uma surpresa em comemoração ao seu aniversário de 53 anos. Rodeado de secretários, gestores e familiares, além das mais de 300 meninas do Siminina, Emanuel foi às lágrimas durante as palmas de parabéns.

“Estou muito emocionado porque a família é a base de tudo. E receber essa homenagem de vocês é muito gratificante porque mostra a família da gestão unida em prol de levar o melhor para população cuiabana, para nossas crianças que estão aqui recebendo esses belos uniformes. Talvez não haja pasta [Assistência Social] que simbolize mais humanização que essa e nada poderia ser mais lindo para mim do que passar parte da tarde com essas crianças lindas, com essa energia e alegria. O tio Emanuel e a tia Márcia irão cuidar de vocês”, disse às crianças o prefeito com o rosto molhado de lágrimas.