Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SOLIDARIEDADE

01 de Março de 2019 13h56

Prefeito e primeira-dama sensibilizam secretariado para doação do IRF ao Fundo da Criança

01/03/2019

RUAN CUNHA

Luiz Alves

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, convocaram o secretariado para uma reunião de sensibilização quanto a Imposto de Renda Federal (IRF)

Trata-se sobre a disponibilidade de parte do IRF para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). A campanha intitulada Cuiabanos Amigos da Infância foi iniciada, ainda em 2017, pela primeira-dama Márcia Pinheiro, tem envolvido centenas de servidores municipais que destinam até 6% do seu IRF para o fundo.

As doações são espontâneas sendo possível destinar de duas maneiras: 1% para pessoas jurídicas e até 6% para as físicas. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, é preciso “fazer o dever de casa” para estimular a sociedade a adquirir esse espírito solidário para uma causa tão nobre.

“Desde o ano passado esse projeto liderado pela primeira-dama tem começado ajudar o conselho da Criança e do Adolescente a expandir seu alcance social. Este ano, vamos intensificar na sensibilização, dentro da Prefeitura, para assim dar exemplo para sociedade que todos nós podemos ser responsáveis pelo futuro das nossas crianças”, frisou.

O Fundo, denominado FIA, pode receber verba para financiar diversos programas e ações direcionadas a crianças e adolescentes dos bairros de Cuiabá, de modo a incentivar a educação e o aprendizado da faixa etária.

Ao contribuir com o FIA, o cidadão não tem nenhum prejuízo financeiro, pois destinará apenas parte do seu Imposto de Renda tendo o valor doado restituído. As doações para pessoas físicas feitas até 31 de março tem o limite de 3%. 

“É de extrema importância a participação dos servidores de uma forma geral nessa campanha tão importante liderada pela primeira-dama. Como ouvimos na reunião, serão pequenos valores desmontados na folha de cada servidor que fará grande diferença na vida das pessoas beneficiadas. Projeto sério que envolve também outros órgãos públicos estaduais e federais. Muitos servidores públicos estão fazendo sua parte, precisamos fazer a nossa”, reforçou o secretário de Inovacao e Comunicação, Junior Leite.

Conforme destacou o juiz da Vara da Infância e Adolescência, Jorge Alexandre, um dos principais incentivadores da campanha, "o intuito é assegurar recursos em nível municipal para financiar projetos e ações de teor educativo para crianças e adolescentes", finalizou.