Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / MAIS ACESSO

03 de Setembro de 2018 17h27

População da região Norte é contemplada com serviços do Mutirão Socioassitencial

03/09/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Em seu segundo dia de atendimento, o Mutirão Socioassistencial de Serviços de Cidadania contemplou a população da região Norte da Capital. Ao longo desta segunda-feira (3), cerca de 500 pessoas foram atendidas, como serviços de cidadania, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Doutor Fábio. O Mutirão é fruto de uma força-tarefa entre Prefeitura de Cuiabá e governo do Estado, em conjunto com várias entidades parcerias.  

“Mais um dia de atendimento, oportunizando serviços de qualidade para os munícipes cuiabanos. Uma ação que mostra a preocupação do nosso prefeito com os menos favorecidos e consolida a proposta da gestão atual de transformar Cuiabá em uma cidade melhor, onde todos tenham acesso à prestação de serviços de qualidade, dignificando a vida dos cidadãos. Não podemos esquecer que para concretização de tudo isso, os nossos parceiros são imprescindíveis. Aqui hoje, o governo do Estado e demais entidades, como sempre, nos ajudando a alcançar as pessoas, fazendo a diferença na caminhada de cada uma”, reiterou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.   

De acordo com a coordenadora da unidade, Glauce Cristina da Silva, os atendimentos são de extrema importância para a população da região, que em sua maioria são de baixa-renda e com acesso limitado aos serviços ofertados.

“É sempre motivo de comemoração quando recebemos essas ações, pois, em sua maioria, essas pessoas, por mais que trabalhemos as informações, ainda possuem dificuldades de acesso a esses atendimentos. Ora por dificuldade de locomoção, ora por falta de entendimentos dos seus direitos. Diante disso, podemos perceber o quanto ficam gratos pela disposição das equipes em atendê-los. E nós que convivemos diariamente com essa realidade de vulnerabilidade, também ficamos felizes em poder ajudar, por meio das ações de humanização da atual gestão”, observou Glauce.

Quem passou pela unidade pode ter acesso – gratuitamente -, aos serviços de emissão e plastificação de documentos como RG, 1ª e 2ª vias de CPF, 2ª via de certidões de nascimento e casamento e foto 3x4. Além destes serviços, também tiveram acesso aos atendimentos da Justiça Comunitária, orientação jurídica, realização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, encaminhamento ao mercado de trabalho e Seguro Desemprego, informações sobre os cursos do “Qualifica Cuiabá – 300 anos” e, ainda, aferição de pressão.

Benedita Lara, de 45 anos, procurou o Mutirão para realizar o pedido de emissão de 2ª via do seu RG. Ela contou que por causa da sua rotina diária e também do desemprego, optava por dar prioridade à outras demandas e o documento ia ficando para depois.

“É um documento importantíssimo para nosso dia a dia, mas com as preocupações que me acarretaram nos últimos meses (desemprego e busca por novos meios de renda) fui me esquecendo dessa necessidade. Quando fiquei sabendo da oportunidade, achei maravilhoso, pois economizamos na locomoção, no valor da emissão e ainda podemos aproveitar os demais serviços ofertados. É muito bom quando os gestores públicos lembram das nossas necessidades e nos contemplam com esses serviços”, parabenizou Benedita.   

O mutirão continua durante esta semana, com atendimentos no Cras Osmar Cabral, na terça-feira (4/9), Cras do bairro Praeiro, na quarta-feira (5/9) e, encerrando, na unidade do Cras Pedra 90, na quinta-feira (6/9).