Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PEÇA ORÇAMENTÁRIA

24 de Outubro de 2017 08h40

Poder público e entidades representativas se mobilizam para evitar cortes no orçamento da Assistência Social

24/10/2017

ANDRESSA SALES

Vicente Aquino

Arquivo

Uma união de forças entre Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, entidades conveniadas e sociedade civil organizada pode mudar a atual situação da proposta orçamentária do Governo Federal para a Assistência Social no próximo ano. Tudo isso porque foi apresentado à Câmara Federal no projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018 um corte de mais de 97% dos recursos para a área. 

Para reverter a situação, a criação de um Fórum Estadual em Defesa do Sistema Único da Assistência Social pretende assegurar no orçamento os recursos suficientes para o pleno desenvolvimento, manutenção e ampliação dos equipamentos, programas, projetos e serviços socioassistenciais, evitando o abandono de milhões de pessoas que delas necessita.   

Na tarde desta segunda-feira (23), a classe represantativa realizou a segunda reunião após a criação do Fórum  para estabelecer algumas ações que darão ínicio a mobilização que deve ocorrer nos próximos dias em um ato público.

“Quantas milhões de pessoas ficarão prejudicados por conta deste corte, aqui em Cuiabá cerca de 20 mil pessoas recebem o benefício do bolsa-família, outras 80 mil estão cadastradas na fila de espera. A gestão municipal está preocupada com a situação e junto as entidades representativas quer diminuir o impacto que essa ação irá causar em todo o Brasil. Além disso, estive a semana passada em Brasília em uma agenda com os gestores do Fundo Nacional de Assistência Social para fazer outras solicitações para o munícipio”, concluiu o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.