Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

01 de Junho de 2019 08h00

Pintura em Tecido é um dos cursos realizados no Qualifica 300 - Edição Mulher

01/06/2019

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

Apesar da pouca idade, 17 anos, Gabriele Vieira já pensa em garantir o futuro. Além de fazer o ensino médio completo, já sonha com a faculdade. Com esse propósito, quando ela soube dos cursos que seriam oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), não perdeu tempo e procurou a Unidade mais próxima de sua residência, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Pedregal, para saber das opções que seriam oferecidas.

Ao saber do curso de pintura em tecidos, logo fez a inscrição. “Estou muita satisfeita. O curso está sendo bem dinâmico, com muitas aulas práticas. Tenho certeza que vou conseguir uma renda para arcar com as despesas do meu curso”, disse ela.

O curso Técnicas de Pinturas em Tecidos terá duração de 100 horas, sendo ministradas 4 horas diárias, no turno matutino. A turma é composta por 20 alunas previamente inscritas nos Cras.  “É uma forma de aumentar a renda da família, comercializando os diversos tipos de peças pintadas, além de servir como terapia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de devolver a autoestima”, comentou a professora Simone Aparecida, especialista em pintura de tecidos e telas. 

“Essas parcerias com as entidades são importantes para que possamos espalhar os cursos para os bairros e proporcionar cada vez mais oportunidades de profissionalização para quem mais precisa”, ressaltou a presidente da Associação de Moradores do Bela Vista, Leni Xavier. 

Sem perder nenhum detalhe e com as mãos firmes para não errar na pintura, Dona Antonina Arcanjo da Silva, 69 anos, é uma das alunas. Sem nenhuma noção da pintura, está gostando. “Quero levar em frente, vou unir o meu conhecimento na costura e aliar as técnicas da pintura. Vou incrementar nos meus produtos. Com esse conhecimento vou fazer, por exemplo, almofadas artesanais. Estamos muito contentes. Agradeço a primeira-dama Márcia Pinheiro por enxergar a nossa necessidade. Lá em casa, todos apoiamos a gestão Emanuel Pinheiro. O carinho vem desde a minha neta de 06 anos”, destacou.

Para a presidente, esse projeto Qualifica 300 veio em boa hora, não só para as moradoras do bairro Bela Vista como também temos alunas dos bairros Carumbé, São Roque, Dom Bosco, entre outros. Essas qualificações estão proporcionando a essas mulheres, a maioria delas, mães que precisam de um ganho familiar e não tem condições de pagar um curso particular. “Essas capacitações vão propiciar para que quando precisarmos desse tipo de serviço, não necessitará procurar fora, pois teremos em nossa cidade com qualidade”, expôs completando que elas devem continuar praticando e que se empenhem para se profissionalizar e consequentemente gerar renda para sua família.

O curso faz parte do Programa Qualifica 300 - Edição Mulher, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).