Quinta, 07 de maio de 2020, 08h36
A- |  A+

Assistência Social e Desenvolvimento Humano / HUMANIZAÇÃO

Pessoas em situação de rua recebem doação de cobertores da Prefeitura de Cuiabá

No entanto, a ação continua até o fim de semana, onde serão distribuídos mais cobertores.


Como a previsão é de frio para os próximos dias em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência juntamente com o Núcleo da Primeira-Dama realizaram na tarde desta quarta-feira (06) a entrega de cobertores para as pessoas em situação de rua.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Nesse primeiro dia, a equipe de abordagem da Assistência Social percorreu os locais de maior concentração desse público, como o Beco do Candeeiro, Centro, Porto, Rodoviária e Morro da Luz.

No entanto, a ação continua até o fim de semana, onde serão distribuídos mais cobertores. “Essa já é uma ação de rotina da gestão Emanuel Pinheiro. Fez frio, a equipe de abordagem já vai para as ruas para não deixar ninguém passar frio, uma vez que estamos acostumados com o forte calor aqui da nossa Capital”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

Vale destacar que, por mais que tenhamos nossos albergues municipais, e agora nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus o “Hotel Albergue”, muitos ainda resistem e não aceitam. Porém, além da entrega dos cobertores, a equipe volta a fazer a sensibilização dessas pessoas a ocuparem uma de nossas unidades, ainda mais nesse momento em que o isolamento social é de extrema importância”, declarou Clausi.

Dentre as atribuições, estão a informação da existência de um canal de comunicação em que a população pode solicitar atendimento à população em situação de rua pelo telefone (65) 992387552, além de esclarecer sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura por meio dos albergues municipais onde são feitas a acolhida com a oferta de local de repouso, alimentação o acesso a documentos pessoais, além de solicitar gratuitamente o retorno à sua cidade de origem, caso não seja de Cuiabá.

“Toda frente fria nós vamos às ruas para levar o cobertor à essas pessoas, mas também unimos força com a Prefeitura de Cuiabá para levar os serviços sociais como encaminhamentos aos albergues e inscrições em programas que o Município oferece. Porém, o principal é levar a mensagem que eles não estão sozinhos e esquecidos”, concluiu a primeira-dama.

  

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá