Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CONQUISTA

19 de Dezembro de 2017 11h09

Parceria entre Prefeitura e Ministério Público do Trabalho garante reforma do Conselho Tutelar Pedra 90

19/12/2017

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Atendendo mais de 60 comunidades urbanas e rurais da região Sul da Capital, a unidade do Conselho Tutelar Pedra 90 está sendo toda reformada.  A obra de reforma e ampliação é proveniente de uma parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT/MT), em que os valores são oriundos de multas aplicadas em empresas que praticaram irregularidades trabalhistas.

Ao todo, foi destinado à unidade o valor de R$ 132 mil, correspondente a dois processos judicializados e um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). A obra é executada pelo Ministério Público do Trabalho, que fiscaliza desde o processo de compra dos materiais ao acabamento e instalação dos equipamentos. Além da reforma e ampliação, sendo a troca de telhado, forro, parte elétrica, piso, pintura, instalação de novas janelas e portas, nova cozinha e demais cômodos de atendimento, como os dos psicológicos, o valor garantiu também ao Conselho toda parte de mobília.

“Antes de tudo, quero agradecer ao procurador Rafael Mondego, que sempre nos atendeu. Abriu as portas de seu gabinete para nossa equipe e abraçou a causa com muita presteza. Sem ele não realizaríamos, tão cedo, essa obra. Esta reforma é fruto de uma grande luta, de pessoas comprometidas com a sociedade e que não medem esforços na busca dessas melhorias. Hoje, com essa grata parceria, estamos alcançando não só uma estrutura nova, mas chegando ao acolhimento de mais famílias em situação de risco, levando à elas atendimentos mais dignos,” destaca a secretária-adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Marlene Anchieta.

Neste ano a unidade do Pedra 90 já realizou mais de 2000 atendimentos de casos de crianças e adolescentes  em situação de risco. A estrutura antiga, conta a conselheira Ivete Alves, que também coordena a unidade, não comportava as demandas da região e isso impactava diretamente na qualidade desses atendimentos.

“Um sonho ver o prédio sendo todo revitalizado. Para nós que lidamos todos os dias com uma realidade cruel, e nos deparamos com crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade, a revitalização do espaço é um prêmio maravilhoso. Agora, conseguiremos acomodá-los der maneira digna, com uma funcionalidade correta e dentro do que as diretrizes do Estatuto apontam. Uma vitória de todos, que batalhamos dia a dia para concretização desse projeto”, frisa Ivete.

Ainda segundo Ivete, o próximo passo é buscar a instalação de um brinquedoteca, “no objetivo de auxiliar na dinâmica de atendimento, criando um ambiente acolhedor por meio de técnicas lúdicas e visando desmistificar a imagem que as crianças têm de que o Conselho é uma casa de castigo”, completa a conselheira. 

Cuiabá conta com sete Conselhos Tutelares, incluindo a unidade de atendimento de plantão, atendendo aproximadamente 5000 casos por mês, o dá uma média de 40 e 60 mil por ano. A previsão de entrega da obra é  março de 2018. Além dos benefícios desta parceria, a unidade também contará com mais um veículo e computadores, doados pelo Ministério Público do Estado (MPE). O objetivo, segundo a secretária-ajunta, é que o modelo de parceria seja estendida para as demais unidades.

”Vamos trabalhar para que as demais unidades também sejam contempladas com melhorias e tenhamos uma rede assistencial com estrutura completa, ampliando os atendimentos,” finaliza Marlene. 

Por causa da reforma os atendimentos da unidade Pedra 90 estão sendo realizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, situado à Av. Nilton Rabello de Castro, S/N, Bairro Pedra 90.