Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / NOSSA ENERGIA

20 de Fevereiro de 2018 09h21

Parceria entre Prefeitura e Energisa garante ações do projeto Nossa Energia

20/02/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Com o objetivo de promover o uso consciente da energia elétrica, a Prefeitura de Cuiabá está recebendo o projeto Nossa Energia, desenvolvido pelo grupo Energisa. O projeto tem como foco o atendimento de comunidades de baixa renda e as atividades desta primeira etapa serão desenvolvidas em cinco unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital.  

O projeto oportuniza para a população – cadastrada no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) -, a troca de lâmpadas fluorescentes/incandescentes por lâmpadas  de LED, sendo disponibilizada a troca de quatro lâmpadas por Unidade Consumidora (UC). Além da troca de lâmpada, a equipe também realiza, durante a ação, o cadastramento da população no sistema de tarifa social e atividades, como palestras de conscientização e educação para o uso adequado da energia elétrica, visando à economia e a diminuição de riscos.

Durante toda esta segunda-feira (19), a equipe esteve no Cras do bairro Drº. Fábio. A ação segue pela semana, sempre das 8h às 17h. Nesta terça-feira (20) no Cras Osmar Cabral; quarta-feira (21) a ação estará no Cras Dom Aquino; na quinta-feira (22) no Cras Jardim Araçá e na sexta-feira (23) o encerramento desta primeira etapa da ação, na Praça Principal do Pedra 90, com uma programação variada  incluindo apresentação teatral, palestras e bate-papo com a comunidade.

“É uma parceria muito importante, pois agrega aos programas e projetos voltados à população de extrema vulnerabilidade social que o município já desenvolve, outras ações. Outro ponto importante dentro do contexto, é que além da troca das lâmpadas e do cadastro, essas comunidades recebem as ações de conscientização, auxiliando no uso correto da energia, o que impacta na economia, entre outros fatores, no dia a dia das famílias”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Cadastro - Para efetuar o cadastro para a troca das lâmpadas, a pessoa deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, conta de energia atualizada e as quatro lâmpadas fluorescentes/incandescentes. Já para o cadastramento no programa Tarifa Social, o contribuinte deve apresentar RG, CPF, (xerox e original), conta de energia atualizada, Número de Identificação Social (NIS).

No caso da Tarifa Social, após realização do cadastro, as informações serão analisadas junto com o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, estando as informações atualizadas e de acordo com as Normas da ANEEL 572, a homologação é consolidada e a  Unidade Consumidora passar a fazer parte do programa.