Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

19 de Junho de 2018 17h00

Parceria entre município e Senai oportuniza curso de Modelista às mulheres assistidas no Cras Osmar Cabral

19/06/2018

LUCIANA SOUZA

Sicom

Mais de 40 mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Osmar Cabral, estão sendo qualificadas por meio do curso de Modelista. O curso está sendo oportunizado pela parceria entre o município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e objetiva trabalhar a educação profissionalizante nas comunidades, levando inclusão social e gerando profissionais qualificados para o mercado de trabalho atual.

“A ideia principal é aumentar o acesso ao mercado de trabalho para essas mulheres, qualificando-as e incluindo-as, ao mesmo tempo, para atender as necessidades e exigências desse mercado, que vem se motivando ao longo dos anos. E os parceiros são de extrema importância para alcançarmos esse objetivo, levando dignidade às comunidades e transformando vidas, que é uma determinação da gestão atual: trabalhar em conjunto, em uma administração participativa e inclusiva”, diz o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (18), onde foi ministrada a parte teórica do curso, auxiliando as alunas na compressão da profissão e de como é a inserção desses profissionais no mercado de trabalho atual.  A escolha do curso, segundo a coordenadora da unidade do Cras Osmar Cabral, Onilce Helena Nascimento, foi pelo fato de ser um segmento que vem crescendo e sendo cada vez mais valorizado, com o advento da moda, no Brasil.

“O curso nesse segmento já era esperado pelas comunidades atendidas nessa unidade. Então, a partir disso e observando as demandas do mercado, buscamos a parceria com o Senai, que hoje oferta variados cursos na educação profissionalizante e sempre nos atendeu prontamente, ajudando nessa caminhada da valorização das pessoas por meio do mercado de trabalho.

Onilce pontua ainda que a parceria é mais um instrumento de inclusão para essas mulheres, que, em sua maioria, vivem em vulnerabilidade social e precisam ser incentivadas. “Resgatar vidas, proporcionando novos acessos aos diversos serviços. Essa é a base do Fortalecimento de Vínculos, e o município, por intermédio de seus gestores, vem trabalhando isso de maneira assídua nas comunidades da Capital. Neste trabalho, buscar instrumentos facilitadores é primordial no alcance dos resultados. Incluir no Brasil ainda é um projeto pequeno, visto que o índice de pessoas nessa situação cresce a cada dia, e o poder público tem o dever de construir ferramentas de acesso, atendendo essas necessidades e a gestão atual vem fazendo isso com muita determinação”, observou.

O curso tem a duração de dois meses, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Ao final, todas as participantes serão certificadas pelo Senai, que também auxilia na inserção das profissionais no mercado de trabalho. Quem está muito feliz com a chegada do curso na comunidade é a senhora Adelina dos Santos, 64 anos, moradora do bairro Novo Milênio. Ela conta que já vinha procurando pelo curso no Senai e, devido a algumas dificuldades, não conseguia a vaga.

“Fui por diversas vezes até a unidade do Senai tentar fazer a inscrição para este curso, mas não consegui. Então, estou imensamente feliz em ver essa equipe aqui na minha comunidade. Esse curso abrange uma área em que já trabalho e aperfeiçoar os conhecimentos, com certeza, nos ajuda a alavancar as melhorias dos serviços, aumentando a renda familiar”, destacou Adelina.

A inserção do curso na unidade Osmar Cabral, que atende a 14 bairros da região Sul da Capital, é um piloto para o projeto educação profissionalizante e a ideia é levá-lo aos demais Cras de Cuiabá. “Temos a intenção de estender o projeto às demais unidades dos Cras, atendendo as quatro regiões da Capital, e também buscar outras modalidades de cursos profissionalizantes, desenvolvendo não só o trabalho com adultos, mas também com os jovens, visando o primeiro emprego”, concluiu o secretário Wilton.