Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / OUTUBRO ROSA

28 de Outubro de 2017 08h45

Nova Praça Alencastro favorece maior atendimento da campanha do MT Mamma

28/10/2017

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

O rosa tomou conta da Praça Alencastro, na sexta-feira (27), com a programação, voltada ao Outubro Rosa, desenvolvida pela Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama em Mato Grosso, o chamado MT Mamma.

Segundo a organizadora do evento, Cleuza Dias, diretora da associação, a ação social acontece pelo sétimo ano consecutivo e o diferencial desta edição é em relação ao novo espaço da praça, reformada pela atual administração da Prefeitura de Cuiabá.

“A praça está mais moderna, mais ampla e arejada e, principalmente, mais desobstruída o que ajuda as pessoas a circularem mais facilmente e isso favorece nossa abordagem”, ressaltou.

Antes da reforma, a praça acumulava lixo e a acessibilidade que era precária ficava prejudicada. Deste modo, com a reforma e a melhor logística, a organização da campanha estima o aumento de mais de 40% nos atendimentos em relação a quantidade registrada no ano passado quando foram totalizadas 700 pessoas assistidas.  

O intuito da campanha é alertar e orientar as mulheres quanto à prevenção ao câncer de mama e assim atingir o maior número de pessoas sobre a detecção precoce da doença, bem como proporcionar esclarecimentos acerca do autoexame.

“É algo que me preocupa bastante e tem cada vez mais atingido nós mulheres. Estava passando por aqui [praça] e resolvi parar para participar, pois quanto mais informação melhor para poder prevenir. Parabéns pela iniciativa”, relatou Augusta Maria, de 42 anos, moradora do Araés que estava de passagem pela praça.

Outros serviços foram oferecidos à população como a aferição de pressão, a técnica de relaxamento (Reike), o teste de glicemia, as orientações sobre o câncer bucal,entre outros.  

O evento teve apoio do Executivo municipal sob responsabilidade das pastas de Cultura e Assistência Social. Além do suporte da prefeitura, o Núcleo de Atuação da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, também colaborou na realização da campanha.

“Movimentos como esse são fundamentais para conscientizar as mulheres e desmitificar a doença, pois quanto mais falarmos sobre o assunto, mais saberemos lidar e mais encontraremos apoio. Por isso, essa somatória de esforços da prefeitura, da primeira-dama, do MT Mamma e de outros parceiros contribuem cada vez mais para manter as mulheres cuiabanas bem informadas e alertadas”, disse Márcia.

A primeira-dama da capital está na reta final de um grande projeto acerca das prevenções e orientações sobre câncer de mama qual deve ter inicio nas próximas semanas nos bairros mais carentes da capital.