Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CELEBRAÇÃO

12 de Dezembro de 2017 16h08

Natal das Crianças e adolescentes do Cras Tijucal é marcado por muita diversão

12/12/2017

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Com uma manhã repleta de diversão e alegria, mais de 70 crianças e adolescentes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tijucal comemoraram o natal deste ano. A celebração foi marcada por apresentações musicais e teatrais, com conteúdos que os alunos desenvolveram durante todo ano.  Além da diversão, os alunos receberam ‘lembrancinhas’ de natal e desfrutaram de um saboroso lanche.

O evento reuniu as crianças e adolescentes dos programas Siminina e Fortalecimento de Vínculo, desenvolvidos pelo município, que leva atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma vida mais digna à essas pessoas.

Segundo a coordenadora do Cras, Fabiana Soares, a ação vai além da simples distribuição de presentes e rodas de brincadeiras. “É um momento de união, reflexão, que traz a simbologia da paz, do renascimento, renovando o amor entre as pessoas. Queremos, com a realização desta confraternização, que nossas crianças e adolescentes sejam envolvidas com o espirito natalino e levem esse sentimento aos seus familiares, propagando a solidariedade, compaixão entre eles. São gestos simples, mas que se propagados podem fazer a diferença no mundo. Mudanças acontecem primeiro dentro de nós para após alcançarem os demais. É uma ‘sementinha’ plantada todos os dias, na certeza que a grata colheita acontecerá”, disse  Fabiana.

No meio da diversão estava a siminina Stefany Silva, de 9 anos. Dona de um lindo sorriso, a estudante do 3º ano participa das atividades há 3 anos e conta que seu comportamento com os colegas e familiares melhorou muito neste tempo. “Eu gosto muito de participar das atividades, me reunir com meus colegas. Aqui eu aprendo artes, tenho reforço escolar e desenvolvo atividades recreativas, que estão me ajudando nas apresentações da escola. Sinto-me mais segura,” descreveu Stefany.

Além das atividades para as crianças e adolescentes, a unidade desenvolve cursos voltados às mulheres das comunidades da região do Tijucal.  Atualmente, mais de 30 mulheres participam do curso de artesanato. As peças confeccionadas durante este ano vão ser expostas nesta quinta-feira (14) no Cras, a partir das 8h30.