Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / AÇÃO SOCIAL

13 de Maio de 2018 08h00

Mutirão de Dia das Mães quebra novo recorde de público em atendimento social à população

13/05/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

O projeto da Prefeitura de Cuiabá (Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) de levar serviços sociais à comunidade quebrou novo recorde de público com a contagem de duas mil pessoas que passaram, na última sexta-feira (11), pelas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Osmar Cabral.

Veja: Prefeitura bate recorde e atende mais de 1.500 pessoas com serviços dentro da comunidade

A edição foi inspirada pelo Dia das Mães e trouxe uma extensa programação voltadas, especialmente, às mães dos bairros vizinhos como é o caso de Tereza José de Paula, de 65 anos, do bairro Novo Milênio uma das sorteadas dos brindes oferecidos em homenagem à data festiva.

“Adorei o presente, tive muita sorte. Vim aqui aferir minha pressão ver se está tudo bem e me deparei com um monte de coisa. Aproveitei fiz maquiagem, massagem, cabelo e ainda levei uma roupa. Olha está de parabéns que venham mais vezes até nós”, externou Tereza com satisfação.

Alguns serviços oferecidos foram especificamente voltados para as mães da comunidade, entre eles: estética facial, massagem e maquiagem, além de cortes de cabelo e designer de sobrancelhas.

Todos esses serviços são de praxe nos mutirões promovidos pela pasta de Assistência Social, entretanto a novidade dessa edição especial ficou por conta do Cabide Solidário, projeto que reuniu o acervo de mais de 500 peças de roupas, doadas por servidores públicos, disponibilizadas de forma gratuita ao público feminino.

Saiba mais: Cabide Solidário leva mais de 500 peças de roupas à população

Outro morador da região é o presidente do bairro São João Del Rey, Silvano Cruz, morador há 26 anos da localidade. O líder comunitário agradeceu o empenho da primeira-dama Márcia Pinheiro e do secretário da Assistência Social, Wilton Coelho, por levar o mutirão ao grande Osmar Cabral.

“Gostaria de agradecer a primeira-dama Márcia Pinheiro e o secretário por esse Dia das Mães. Quantos bairros existem em Cuiabá e nós fomos privilegiados. É um dia muito importante para o São João Del Rey que vai ficar marcado na história dessas mães trabalhadoras”, externou.   

Serviços

A gama de serviços sociais levada para dentro dos bairros é uma política pública importante adotada na administração do prefeito Emanuel Pinheiro que estabelece maior proximidade com a população, principalmente aos menos favorecidos, com ações que atingem diretamente o cidadão.

“Eu sempre destaco a importância dos serviços irem até as pessoas. Não adianta oferecermos serviços e as pessoas que mais precisam, as mais carentes não terem acesso. Muitas delas trabalham em seus bairros, não possuem tempo para se deslocarem até o centro e, às vezes, não possuem nem condições de ir. Portanto, levar essa série de serviço até elas é algo fundamental para promover maior inclusão e humanização”, destacou Márcia.

Entre a série de serviços que compõem o mutirão estão: o auxílio na busca por emprego; emissão de carteira de trabalho; plastificação de documentos; atendimentos voltados à saúde; cuidados odontológicos e orientações sobre o câncer de mama.

Além destes serviços, a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil e pela distribuição dos kits de antenas digitais e conversor para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, também está presente na ação, realizando o agendamento para a retirada desses kits.