Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / DIGNIDADE

02 de Dezembro de 2017 17h09

Mutirão da Cidadania atende mais de 400 moradores em situação de rua

02/12/2017

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Mais de 400 moradores em situação de rua da Capital foram atendidos no Mutirão da Cidadania, durante esta sexta-feira (1). Os moradores receberam atendimento jurídico, médico, expedição de documentos, encaminhamento para o mercado de trabalho e inserção nos programas sociais, como Bolsa Família. Também foram distribuídos kits de higiene pessoal e emissão de passagens para dentro e fora do estado, para aqueles que manifestaram interesse em retornar à sua cidade de origem. Durante a ação, os moradores receberam refeições, corte de cabelo e banho.

A ação aconteceu no Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e foi promovida pela Prefeitura de Cuiabá, Fórum de População em Situação de Rua e Defensoria Pública, com o objetivo de levar qualidade de vida “a essas pessoas, oportunizando que elas possam mudar essa triste realidade, mostrando que é possível a transformação”, frisou a secretária-adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Marlene Anchieta Vieira.

Além de levar os atendimentos aos moradores, o mutirão também promoveu  debates sobre as  Políticas Públicas voltadas para os moradores em situação de rua, chamando atenção dos Poderes. Segundo a defensora pública Rosana Esteves Monteiro, uma das articuladoras do Fórum, atualmente Cuiabá não possui um plano estratégico para esse grupo de pessoas e o que a atual gestão vem buscando criar são ferramentas que levem condições dignas a elas.

“O mutirão é o início para alavancarmos muitas ações voltadas para este grupo de pessoas em vulnerabilidade social precária, na maioria das vezes. Entendemos que é da responsabilidade do município cuidar dessas pessoas. E assim, é dever dele promover uma qualidade de vida a elas, mas sabemos que sem a união os resultados satisfatórios não acontecem. Diante disso, precisamos das parcerias para que as ações cheguem aos moradores com qualidade e que se construa essa rede de atendimento, ampliando o foco de combate e desenvolvendo as políticas que dão base ao processo”, explicou a defensora.

Com a chegada das festas de fim de ano, o grupo já organiza alguns eventos para levar alegria aos moradores. Serão realizadas ceias de natal em alguns pontos da cidade onde se concentram esses moradores. “Estamos trabalhando com algumas entidades para levar esse momento de confraternização e alegria para essas pessoas, que tanto necessitam de acolhimento e amor para promover a transformação em suas vidas”, finalizou Marlene, agradecendo a equipe assistencial, parceiros e voluntários, pelo sucesso do mutirão, que ultrapassou a expectativa de atendimento estipulada no projeto.