Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

17 de Maio de 2011 16h45

Município apóia o IV Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares em Cuiabá

17/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

O fortalecimento das atividades dos Conselhos Tutelares em Mato Grosso é o tema do IV Encontro Estadual dos Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso - UNIFICAR, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, e encerramento com uma mobilização na manhã do dia 21, na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá. O encontro é promovido pela Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso.

Confirmaram participação no encontro conselheiros e ex- conselheiros dos municípios de mato Grosso e representantes dos estados de Rondônia, São Paulo, Santa Catariana, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco.

O ex-conselheiro tutelar de Ibiporã, no Paraná, consultor na área de direitos da criança e do adolescente, Luciano Betiate, fará a palestra no dia 19, com o tema Métodos de identificar e interromper a violência intrafamiliar.

Os conselheiros também vão discutir a estrutura dos conselhos nos municípios, propostas para formação continuada para conselheiros e a definição de um piso salarial para a categoria.

A conselheira tutelar Iraides Quirino Xavier Vieira disse que o encontro vai mostrar a realidade dos conselhos no estado.

 “Em Cuiabá o conselheiro recebe salário de mil e quinhentos reais, mas no interior algumas prefeituras pagam menos de um salário mínimo. Também falta carro para atender ocorrências e acesso à internet em muitos locais. Queremos chamar a atenção do poder público para dar mais apoio aos conselhos, como forma de garantir os direitos da criança e do adolescente”, resumiu a conselheira.