Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / RESGATE E VALORIZAÇÃO

04 de Setembro de 2018 12h16

Mulheres vítimas de violência recebem tarde de beleza

04/09/2018

LUCIANA SOUZA

As mulheres vítimas de violência amparadas pelo município participaram de uma tarde de beleza, nesta segunda-feira (3). A ação da Prefeitura de Cuiabá, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem o intuito de trabalhar a autoestima das assistidas e, assim, resgatar o bem estar e qualidade de vida de cada uma. 

As presentes receberam os cuidados com cabelo, unhas e pele, maquiagem, além de um bate-papo sobre os direitos das mulheres, com a defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros. Na ocasião, elas também foram agraciadas com kits de beleza e higiene pessoal. Segundo a coordenadora da Casa de Amparo à Mulheres Vítimas de Violência, Fabiana da Silva Soares, a ideia é realizar as pequenas ações, de forma contínua, para que elas se sintam sempre lembradas e valorizadas.

“Isso traz para essas mulheres o sentimento de pertencimento, acolhimento, de maneira, que gradativamente, a autoestima delas vai sendo resgatada. E é visível como ações pequenas, como essa, fazem a diferença no dia a dia delas. Um pequeno toque muda o pensamento de como elas se veem diante da violência que passaram. Isso impacta diretamente em reconhecer seu valor e compreender que elas podem, sim, voltar ao convívio da sociedade, com segurança, pois seus direitos estão garantidos”, explicou Fabiana.

Além das ações de resgate da autoestima, a Prefeitura vem promovendo o trabalho de reintegração dessas mulheres em seu convívio familiar. De acordo com a coordenadora, o processo de reintegração acontece de acordo com cada caso, que é tratado pela equipe assistencial -  psicóloga e assistente social. “É realizado um estudo de cada mulher e, a partir disso, aplicada, pelos profissionais, a melhor metodologia para se trabalhar essa base de retorno ao convívio com os familiares e amigos. Hoje, de 10, já conseguimos ingressar sete mulheres ao seus lares.  A ideia é sempre acolher, cuidar, tratar a ferida e devolvê-las à sociedade com as ferramentas adequadas para um recomeço “, acrescentou.

 

Estatística -  Segundo dados do 1º Anuário de Atendimento da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) da Capital, mais de 2,7 mil mulheres foram atendidas em Cuiabá durante o ano de 2017.

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e divulgado no anuário mostra que, em 2017, um total de 4.542 registros de ocorrências de ameaças foram realizados por mulheres com idades entre 18 a 59 anos, em Cuiabá; outras 2.003 vítimas com esse mesmo perfil registraram queixa de lesão corporal.

 

Gestão participativa e integrada -  O município vem investindo em uma série de ações de valorização para pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas ações são desenvolvidas em um sistema de integração, onde a proposta tem por objetivo aproveitar as ferramentas de todas as secretarias, englobando serviços e transformando-os em vários braços de trabalho. A proposta é de iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro, que vem à frente das ações assistenciais desde o início desta gestão.