Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

10 de Setembro de 2019 08h30

Moradores do Dom Aquino e região participam do curso de salgadeiro do Qualifica Cuiabá 300 anos

10/09/2019

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

Arquivo

Nem a distância, muito menos a idade fez com que dona Luzia Pinheiro, 73 anos, desistisse de participar do curso de Salgadeiro, que está sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do Projeto Qualifica Cuiabá 300 Anos, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto está em sua 2ª Edição com mais de três mil vagas disponíveis com diversos cursos de profissionalização. Para participar das atividades todos os dias, dona Luzia Pinheiro vai e volta a pé, sem perder uma aula. “Sempre sonhei em fazer um curso técnico na área de produção de salgados, mas por falta de condições financeiras nunca tive a oportunidade de participar”, contou a senhora ao citar que cursos como esse custam em média R$ 700 reais por mês.

“Quando fiquei sabendo da oportunidade através de uma amiga, fui logo correndo no Cras para reservar minha inscrição. Não é a idade que iria me impedir de adquirir novos conhecimentos. Mesmo sabendo cozinhar de tudo um pouco, nesse curso estou aprendendo muito. Estou cheia de expectativas e aberta para começar a receber as encomendas”, comentou.  

Essa turma do curso de salgadeiros está acontecendo na unidade do Senai, no bairro Porto em Cuiabá, tendo como público alvo os moradores do bairro Dom Aquino e da região de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As atividades são ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 1ª etapa, serão capacitadas 611 pessoas com término previsto para o dia 13 de setembro.

A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), especialista no ramo da alimentação e produção, Sheila Ragger conta que uma das receitas que elas aprenderam foi o croissant que tem todo um processo de preparação. O croissant, segundo ela, é um tipo de salgado que tem algumas etapas que devem ser seguidas, pelo fato de usar margarina na massa, tendo que ser levado para a geladeira por três vezes, com um intervalo de tempo de quinze minutos, para que a massa fique no ponto para colocar o recheio de preferência. “Nesse curso, elas aprendem vários tipos de receitas de salgados fritos ou assados, além de receber alguns toques importantes para não perder o conteúdo caso aconteça alguma falha durante o processo de produção. O que a gente procura ensinar é para que elas tenham lucro, fazendo a receita para o número de pessoas, evitando dessa maneira o desperdício”, explicou a professora.

O projeto Qualifica Cuiabá 300 Anos oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita à população cuiabana, sendo ofertadas 3 mil vagas para ambos os sexos. A edição de 2019 conta com mais de 20 cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além disso, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo.

Dona Nelzir de Almeida Lara que é também uma das alunas do curso disse que além da dedicação e muita força de vontade, o grande segredo para atingir 100% de aproveitamento e aprendizado, é muito amor e dedicação. “Sem isso, mesmo que a pessoa já saiba cozinhar, o resultado não será o esperado. Estou aprendendo que cada receita tem um toque especial. O segredinho extra só aprende quem faz esse curso de qualificação. O meu muito obrigado a Prefeitura de Cuiabá por essa excelente iniciativa”, ressaltou.  

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As primeiras unidades contempladas foram os Cras dos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Dom Aquino, Jardim Araçá, Getúlio Vargas, Praieiro, Nova Esperança, CPA e Drº Fábio com cursos de formação de Padeiros, Confeiteiros, Salgadeiros, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Operador de Caixa, Recepcionista, Operador de Computador, Confeccionador de Lingerie e Costureiro de Vestuário.

Os critérios para o acesso ao ensino é possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS). As aulas estão sendo oferecidos pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

As inscrições para a segunda etapa já estão abertas, com início das aulas ainda nesse mês de setembro.