Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

15 de Maio de 2019 08h37

Moradoras do Pedregal são beneficiadas pelo Programa Qualifica 300 - Edição Mulher

15/05/2019

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

Arquivo

Com pouco mais de uma semana de curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), moradoras assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade do bairro Pedregal, já demonstram que conseguiram aprender técnicas básicas para produção de coxinhas.

O curso faz parte do Programa Qualifica 300 - Edição Mulher, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).

Curiosidade é a palavra chave da aluna Viviane Siqueira Santana, que já participa pela segunda vez do curso oferecido pela Prefeitura. “Além de ser totalmente gratuito, resolvi participar dessa qualificação por entender que é necessário sempre buscar aprimorar o conhecimento. Com isso, é possível cada vez executar um trabalho de excelência. Em contrapartida, conseguimos aumentar os pedidos, as vendas e como consequência, um salário mensal ainda melhor”, declarou.

A situação vivenciada pela jovem Suelen Santos Nascimento é bem parecida. Apesar de já ter feito cursos técnicos na área da gastronomia, ainda se sente um pouco despreparada para concorrer o mercado de trabalho. Mãe de três filhos, desempregada, ela conta que quis aproveitar essa oportunidade para ter uma capacidade técnica. “Se em pouco tempo de curso, já consigo modelar uma coxinha com tanta perfeição, imagina no final das aulas, pois além dos salgados iremos aprender a fazer bolos e pães. Estou muito satisfeita”, comentou.

Com vasta experiência na prática, a professora Eliete Mendes trabalha com venda de salgados há mais de 10 anos juntamente com seu esposo na garagem de sua residência, bem próximo à unidade do Cras. De acordo com dona Eliete, não existe maior satisfação do que poder saber passar para o outro algo que se tem o conhecimento e com resultados exitosos. “Fico muito feliz quando encontro ex-alunos satisfeitos e exercendo as técnicas ensinadas. Basta ter amor e carinho pelo trabalho que o sucesso é garantido. A qualidade do produto será a principal marca do serviço com toda certeza. Vale a pena o investimento”, salientou.

O coordenador da Unidade do Pedregal, Edilson de Carvalho, explicou que o curso de qualificação tem uma carga horária de 100 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de maio, no período vespertino. “Por dia, as alunas aprendem como preparar duas receitas diferentes. Apesar do pouco tempo de curso, já é visível que o aproveitamento será de 100%. Estão todas com boas expectativas, pois a oportunidade de melhorar a renda familiar foi assegurada pela professora que conhece muito bem o ramo”, esclareceu o coordenador.

Ao longo deste ano serão ofertados cursos nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como principal objetivo profissionalizar a comunidade, nesse caso do projeto Qualifica 300, a edição está toda voltadas para as mulheres, capacitando- as para o mercado de trabalho.