Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PARCERIA

18 de Julho de 2017 15h32

Meninas assistidas pelo programa Siminina recebem orientações sobre prevenção da saúde bucal

18/07/2017

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Arquivo

As 93 meninas atendidas pelo programa Siminina, sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90, participaram, nesta segunda-feira (17), de palestras voltadas a prevenção da saúde bucal. Em parceria com o consultório Betoni Odontologia, atividades lúdicas com apresentações teatrais teve o intuito de instruir a maneira correta de escovação dos dentes, entre outros procedimentos.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da pasta de Assistência Social, buscou o projeto Dentinho Feliz, idealizado pela Dra. Mara Betoni, existente há dez anos de forma voluntária a levar o bem estar de crianças e adolescentes ao incentivar hábitos saudáveis.  

"Realizamos essa espécie de ação social há anos e a prefeitura entrou em contato conosco para estarmos levando o projeto nas escolas municipais e nas sedes do Siminina. Então, nós queremos mostrar a importância para as crianças a questão da prevenção, pois se ela escovar o dente direto desde pequena não terá cárie", disse Betoni.

As orientações odontológicas são feitas em concomitância com peças teatrais nas quais personagens representam a ação de cáries nos dentes, além de também simular a escovação correta, tudo de forma ilustrativa e cultural. Cada criança recebe um kit dental completo seguido de passeio de carro-trem pelas ruas da capital, este após o retorno da equipe odontológica que avaliará os resultados das instruções preventivas.

"Nem todos têm acesso a saúde bucal, apesar do bairro possuir estrutura de saúde, porém as vagas são limitadas e com isso muita coisa se perde. Então, vindo esse tipo de ação com explicação em forma de teatro de como é cuidar da boca e dos dentes, já causa um impacto diferente na vida das crianças porque cultura elas tem acesso, porém não nessas formas e o teatro está além da expectativa delas", destacou Maria Auxiliadora Bezerra, coordenadora do CRAS.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, madrinha do Siminina, acompanhou a primeira das várias programações do projeto Detinho Feliz, que ocorrerá nas 17 unidades do programa que atende 900 meninas com idade de seis a 14 anos. 

"É bastante gratificante ver ações sociais de pessoas, de empresários e levar essas ações para dentro da rede pública do município é muito importante pra promover a humanização que o prefeito Emanuel Pinheiro tanto defende. No inicio do ano eu disse que o Siminina seria uma das minhas prioridades e hoje estou aqui para acompanhar essa ação de prevenção, pois ir ao dentista é muito caro e a rede pública não consegue atender todos. Então orientá-las para prevenir e evitar cáries e outras doenças é também nosso dever", concluiu Márcia Pinheiro.