Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Março Mulher

07 de Março de 2018 15h53

Março Mulher atende a região do Pedra 90 nesta quinta-feira

07/03/2018

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Divulgação

Arquivo

A Campanha Março Mulher, lançada nesta terça-feira (6), pela primeira-dama Márcia Pinheiro, continua suas ações pela Capital. Nesta quinta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a programação será realizada no bairro Pedra 90 (região Sul de Cuiabá), com vários serviços disponíveis à população. A ação contará com atendimento médico e odontológico, atendimento social e jurídico, presença dos agentes do Procon e do Hospital do Câncer, entre outros. Os atendimentos começam às 9h até às 16h, na Capela São Pedro.

Além dos atendimentos, a ação desta quinta-feira também contará com a palestra sobre o “Empoderamento da Mulher e Violência Doméstica”, ministrada pela promotora Elizamara Portella, no auditório do Sesc Balneário, com início às 8h.

O objetivo principal da campanha, segundo a primeira-dama, que participará do evento,  é reforçar a conscientização quanto à questão da violência doméstica, promovendo também as orientações sobre a prevenção, assim como trabalhar este desconstruir da cultura de desigualdade entre homens e mulheres.

“Descontruir uma questão cultural é sempre um desafio grande, e promover o acesso à informação a todos é o primeiro passo para que isso aconteça. Queremos, com as ações, mostrar o valor das mulheres perante a sociedade e fazer-se compreender de que quando falamos em igual, não estamos, nós mulheres, querendo ser homens e sim, buscando os mesmo direitos, descontruir é essa competição em os gêneros. Isso tudo também faz parte do contexto de combate à violência contra mulher, que vem crescendo ano a ano”, observa Márcia.

Dados de violência contra a mulher - De acordo com pesquisas recentes, uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência nos dois últimos anos. Em agressões físicas, o número é altamente preocupante, com 503 mulheres brasileiras vítimas a cada hora. Em Mato Grosso, a taxa também é preocupante. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), houve um aumento de 11% nos casos de violência contra a mulher em Mato Grosso. De acordo com os registros, mais de 34 mil mulheres sofreram algum tipo de violência nos últimos 10 meses, o correspondente a aproximadamente 113 casos por dia. Desses, os casos de feminicídio, balanço de janeiro a março de 2017, foram de 62 mortes no estado.

A Campanha conta com a parceria do Poder Judiciário e suas ações vão até o dia 16 de março, como segue no cronograma abaixo.

 

Programação

 

08/03/2018

Edição Especial Março Mulher – Vários tipos de serviços em prol da população como: Saúde Bucal, Aferição de Glicemia e Pressão Arterial, Procon, Programa Pró-Família, Programa Criança Feliz, Carteira de Idoso, Atendimento Social, Justiça Comunitária , Pedólogo,  Cadastro Único, Hospital do Câncer entre outros serviços.

Bairro Pedra 90 - Capela São Pedro - Bairro PEDRA 90 - Endereço: Avenida Newton Rabelo de Castro, 27.

Horário: das 09 até 16 horas

 

 

 

08/03/2018

Palestra Sobre o empoderamento da Mulher e Violência Domestica ministrada pela promotora Elizamara Portella

Ação do CRAS- Osmar Cabral – Local do evento – Auditório Sesc Balneário   -  Início  as 8h.

15/03/2018

Palestra Sobre História da Mulher e Violência Doméstica

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASDH)

Horário: 15 horas

16/03/2018

Dia da Beleza para as mulheres do CRAS Getúlio Vargas

Local: Avenida Principal S/N

Horário: Das 13 às 17 horas

 

 

Serviço

Assunto: Março Mulher atende a região do Pedra 90 nesta quinta-feira

Data: Quinta-feira (8)

Horário: 08 horas às 16h

Local:  Capela São Pedro, localizada à Avenida Newton Rabelo de Castro, nº 27, bairro Pedra 90