Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

28 de Agosto de 2019 10h00

Mais de 70 pessoas foram atendidas na primeira visita da equipe de Saúde no Albergue da Guia

28/08/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Mais de 70 pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde do Distrito da Guia, durante a ação promovida no Albergue Municipal no início dessa semana, onde foram oferecidas consultas médicas, aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar. Nos casos que houve necessidade de atendimentos mais específicos, os pacientes receberam encaminhamentos para coleta de exames laboratoriais e em alguns casos, pacientes foram agendados para consultas com especialistas.

A ação faz parte do Projeto Albergue Humanizado, lançado pela Prefeitura de Cuiabá no mês de março desse ano, tendo como principal objetivo, criar ferramentas que possibilitem o resgate e a inserção social, a partir de ações intersetoriais voltadas à população em situação de rua. 

A coordenadora da Proteção Social Especial, Maggie Carolina Maidana, disse que os atendimentos serão realizados até o final do ano, já com um calendário programado de atendimentos, sendo as próximas visitas nos dias 30 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro e 30 de dezembro. “A pessoa com uma saúde em dia, consegue ter mais força para lutar pela sua recuperação, requerer essa cidadania. São iniciativas como essa que nos enchem de esperança e reforça nossa vontade de lutar e fazer o diferencial na vida das pessoas”, reforçou a coordenadora.

“Quero agradecer a disponibilidade da equipe da Saúde por abraçarem e acreditarem no projeto. Essa é mais uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, desde que assumiu a gestão, sobre a importância de se trabalhar de forma intersetorial, uma secretaria dando suporte para outra, a fim de que todos os serviços ofertados pela administração municipal cheguem até a população, com qualidade e excelência. Hoje a parceria está acontecendo com a saúde nesse projeto do Albergue Humanizado, amanhã pode ser com a educação e assim por diante”, declarou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.    

FUNCIONAMENTO - Os albergues tem capacidade para atender 50 pessoas, que recebem atendimentos básicos de higiene, refeição e repouso. As unidades de acolhimento contam com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos moradores em situação de rua com acolhimento, triagem e encaminhamento para benefícios sociais e mercado de trabalho.

O tempo de permanência é temporário, podendo o usuário ficar no local por até três meses.