Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

18 de Dezembro de 2019 16h05

Mais de 40 crianças foram atendida no Centro Dia em 2019

18/12/2019

CAROLINA MIRANDA

Divulgação

Arquivo

Desde 2018 Cuiabá conta com uma unidade especializada no atendimento de crianças com microcefalia e outros tipos de deficiência. O Centro Dia “Casa de Helena” tem capacidade para receber até 60 pacientes, com idades entre 0 e 6 anos, nos períodos matutino e vespertino, e foi o primeiro do Estado a oferecer um espaço voltado a este público. Lá são acolhidos especialmente àqueles em situação de risco, vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos básicos violados.  

Durante o ano de 2019 foram atendidas 43 crianças, sendo 08 encaminhadas para inclusão escolar, 43 encaminhamentos para a rede socioassistencial, 44 oficinas, além de diversas atividades de estimulação sensorial e tátil, vida autônoma, musicoterapia, entre outros.

O ambiente da Casa foi pensado para favorecer o desenvolvimento dos pequenos, garantindo também o apoio necessário para as famílias. “A missão é garantir o direito da criança em ocupar espaços sociais saudáveis, respeitando a particularidade de cada uma. Além disso propiciamos às famílias orientação e suporte, fortalecendo assim o vínculo entre eles”, disse a coordenadora da Unidade, Edilma Fátima da Silva.

Vanessa Soares dos Santos tem duas filhas. A pequena Aisha, de 6 anos, e Alice de um ano e sete meses. Ela conta que desde os quatro anos a mais velha requer cuidados especiais, por conta de uma paralisia cerebral e microcefalia. Já a caçula sofreu de Anoxia, que é a falta de oxigênio do bebê durante a gestação.

Há mais de dois anos ela encontrou apoio na Casa, onde realiza os tratamentos de forma diferenciada. “Se não fosse o Centro Dia não sei como iria lidar com a situação. Minhas duas filhas precisam de cuidados especiais. Duas vezes na semana vou até a unidade para realizar as atividades programadas para cada caso. Fico muito satisfeita com esse serviço ofertado pela Prefeitura de Cuiabá”, declarou. 

Na oportunidade Edilma explicou ainda que a inserção da criança ali acontece após uma avaliação da equipe técnica, considerando a fragilidade da família, o grau de necessidade da criança e a atual situação da casa.  A partir de então é que se inicia um plano de atendimento individual.

Composta por uma equipe multidisciplinar, sendo 01 coordenadora, 01 assistente social, 01 psicólogo, 01 terapeuta ocupacional, 07 cuidadores sociais, 01 apoio de limpeza, 01 cozinheira e 01 motorista, o Centro Dia “Casa de Helena” funciona de segunda a sexta feira das 07 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. O Centro está localizado na Rua Varsóvia, quadra 18 casa 11, bairro Jardim Tropical, em Cuiabá. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a unidade representa um importante avanço para a rede de atendimento assistencial, que tem recebido ampliação e reestruturação de outras unidades. “Nesta, em especial, a população passou a contar com a extensão de serviços e profissionais na missão de auxiliar as famílias nesta caminhada.”

Na ocasião o titular da Pastam também lembrou que as iniciativas vão ao encontro da proposta de humanização e democratização de acessos da administração, e que se espalham por diversos setores. “É meta da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro trabalhar para que o Município avance cada vez mais na área social e construa um sistema mais justo de inclusão e  dignidade para todos”, finaliza.