Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATENDIMENTO À MULHER

23 de Maio de 2018 16h07

Mães assistidas pelo Fortalecimento de Vínculos do Cras Pedregal recebem palestra voltada à saúde da mulher

23/05/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Ampliar o alcance das informações, orientando de maneira correta e continuada, sempre buscando o reforço da base familiar para que todos tenham qualidade de vida. Com esse objetivo é que a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Pedregal, região Leste da Capital, realizou a palestra voltada à saúde da mulher, ao longo da manhã desta quarta-feira (23).

A ação faz parte da 2ª edição do projeto Declaração de Amor à Minha Mãe e contou com a presença de 40 mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Sistema Único de Assistência Básica (SUAS), que faz parte da rede de Proteção Social Básica de Cuiabá. “O projeto vem agregar à nossa luta diária que é a de fortalecer essas mulheres para que sejam disseminadoras de informação dentro da comunidade, ajudando a outras na construção de uma base familiar mais sólida, transformando vidas”, frisou o coordenador do Cras Pedregal, Edison de Carvalho.   

Essas ações, ainda segundo Edilson, são de extrema importância, pois intensificam os trabalhos que a equipe desenvolve diariamente com a comunidade. “Nosso polo atende uma região muito carente, e as pessoas precisam de um cuidado maior para que possam ter uma base familiar mais estruturada. Sabemos que as mães são, em sua maioria, o alicerce das famílias, e ninguém melhor que a primeira-dama Márcia Pinheiro para estar à frente dessas ações. Com seu olhar sensível a essas causas, ela sempre está presente, trabalhando junto conosco nas resoluções dessas problemáticas”, completou.

O tema, que trouxe tópicos como preservação do câncer de mama, colo do útero e planejamento familiar, foi ministrado pelos estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniel Quiroge e João Victor, que também fazem parte do quadro de funcionários da Unidade do Programa Saúde da Família (PSF), da região Leste.

“Para sermos presentes na vida de quem amamos é preciso estarmos bem. Se estamos bem realizados, então conseguiremos amar o outro. Uma base bem estruturada é sinônimo de equilíbrio e qualidade de vida para todos os membros da família, e a saúde faz parte desse projeto. Desenvolver este trabalho, hoje em especial com as mães, é muito gratificante e abre possibilidades para que tenham mais acesso à informação e se cuidem da maneira correta”, declarou Daniel.

Passam diariamente pela unidade de atendimento assistencial, cerca de 3 mil pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes. Para Shirley Mota, de 37 anos, receber as orientações, principalmente de saúde, é de grande relevância, “porque auxilia na prevenção das doenças e também ajuda a compreender melhor o corpo”, disse.

Casada e mãe da pequena Vitória, de seis anos, Shirley acrescenta que depois que começou participar das atividades desenvolvidas no Cras, notou uma melhora significante em seu comportamento com os familiares. "Observei, e outras pessoas também, que estou mais compreensível, mais calma, analisando com mais sabedoria as situações do cotidiano. Isso traz só alegria ao convívio com a família”, finalizou Shirley.

Além da palestra, as mães também foram agraciadas com duas belas apresentações musicais das crianças.